9.05.2006

Yodley yodley Eeeehooo

Este ano os territórios abençoados com o meu séquito foram a Áustria, a Eslovénia e a Croácia.
Um curto périplo pelo Tirol e pela Caríntia na Àustria permitiram períodos de relax muito diversos. Alguns dias de estadia nas margens do Wörthersee (foto abaixo) com muita natação nas cristalinas águas, um cheirinho da gastronomia e longos passeios de bicicleta pelas margens foram úteis para recarregar baterias. O hotel estava bem apetrechado e experimentamos quase tudo - sauna, mini-golf, bicicletas, parque infantil generoso.


tirol

Apesar de Wörther significar Salgueiro-Chorão não presenciámos a existência de nenhuma árvore desta espécie à beira lago. Das várias localidades em torno do lago não posso deixar de destacar a bela Maria Wörth, imortalizada na foto seguinte, com a igreja encavalitada num promontório que entra lago adentro.


tirol

A provincia onde se situa o Wörthersee, a Carintía ( em alemão Kärnten), é governada pelo Sr. Haider que já foi chanceler austríaco e que é lider de um partido de extrema-direita. Uma das principais razões para os austríacos da região votarem nele é o ...MEDO. Os cerca de 600 mil habitantes desta região que faz fronteira com a Itália e a Eslovénia incluem um grande grupo de pessoas que são etnicamente eslovenas e a presença de italianos residentes ou de visita é constante. Apesar de não haver nenhum grupo de separatistas organizado, Haider soube despertar nacionalismos e recentemente uma decisão judicial positiva sobre as placas informativas terem de ser bilingues (alemão e esloveno) não foi acatada pelo governo regional. As actuais fronteiras entre estes 2 países foram fixadas em 1920.


 grossglockner


De seguida uma voltinha pelos alpes, às curvas por estradas de montanhas com penhascos abruptos levou-nos até ao Hohe Tauern, um parque natural de montanha na fronteira entre o Tirol e a Carintia. A cordilheira montanhosa é perfurada por inúmeros túneis e viadutos altíssimos. O Túnel mais comprido que passámos tinha cerca de 8 Km de comprido. O parque alberga pelo menos 2 grandes Hot Spots, o Grossglockner e o Pasterze.


alpine

O Grossglockner é a mais alta montanha austríaca com 3798 m. É portanto a segunda montanha mais alta dos Alpes logo a seguir ao Monte Branco.
O Pasterze é o maior glaciar austríaco, fica na base do Grossglockner e deixou-me de boca aberta até me congelarem as mandíbulas de frio. Ei-lo:




 pasterze

Atente-se na escala do Pasterze. Nas fotos seguintes podem ver-se várias pessoas a passear sobre o glaciar. As mais vísiveis vestem de vermelho e encontram-se na primeira foto no canto inferior direito e na segunda também na parte inferior mas à esquerda.


 pasterze

Pode descer-se até ao glaciar usando um teleférico ou a pé por um trilho. A descida a pé dura 30 minutos e a subida cerca de 45 para pernas bem treinadas.


 pasterze


E depois do descanso resolvemos dar uma saltada à civilização usando a autoestrada até Graz. Uma cidade arquitectonicamente rica, pujante de vida e com muito para ver. Mas isto já fica para o próximo post...
Os austriacos são um povo pulido mas frio, que tal como os holandeses só não são gordos como um pote por culpa da bicicleta. Com efeito
passam todo o dia a comer gigantestas taças de gelado abancados em esplanadas.




Labels:

2 Comments:

Blogger quarkup said...

este post está repleto de boas fotos

11:56 am  
Blogger A. R. Ray said...

Estavam melhores antes de serem reduzidas a 30% do seu tamanho e comprimidas para jpeg!

2:56 pm  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------