3.30.2005

Referências

Nasceu ali do lado direito do blog um espaço para obras de referência que toda a gente deveria ter em casa. Para já coloquei lá 2 livros. Só por mero acaso têm títulos parecidos pois não são do mesmo autor nem sobre o mesmo assunto e foram editados com muitos anos de diferença. Trata-se de “The Story Of Art” de E.H.Gombrich e de “ The Story Of Film” de Marc Cousins. É possível que Cousins tenha “apanhado boleia” do título do livro do Gombrich para dar nome ao seu livro. Em ambas as obras surge no título Story e não History porque se trata de versões e visões pessoais dos autores e não de obras exaustivas sobre arte ou cinema (no entanto não se descurou o rigor).

The Story Of Art” de E.H.Gombrich que já vai na 16ª edição cobre a história da arte desde practicamente a pré-história até aos dias de hoje. Embora o período pós anos 50 já esteja mal (pouco) coberto. A qualidade de impressão é soberba e existem algumas imagens no livro que são desdobráveis – têm uma dimensão razoável. As obras escolhidas para ilustrar o livro foram seleccionadas pelo autor segundo critérios pessoais mas os leitores não se sentem defraudados- Gombrich escolheu o melhor!.
O autor conta-nos mesmo uma história ao longo do livro; com coerência entre capítulos, sem facilitismos, sem descrições parvas, sem erudições vazias; com conteúdo e com interesse. Este é um livro capaz de nos fazer amar e compreender obras de arte às quais nunca tínhamos prestado muita atenção ou das quais não gostávamos antes. Pode ser comprado em qualquer livraria on-line (não está traduzido em português) por um preço bastante em conta. É muito melhor e constitui uma boa alternativa àquele livro maçudo editado pela Gulbenkian que se chama história da arte e é usado em muitos cursos em Portugal.

The Story of Film” de Marc Cousins é uma recém-editada (2004) história do cinema que passou mais ou menos despercebida. Um livro como este já fazia falta. Até à data eu não conhecia nenhuma obra tão completa sobre cinema. Cobre a história do cinema cronologicamente desde os primórdios até ao Sec. XXI.
O livro não se centra apenas no cinema ocidental. Tem bastante material sobre cinema africano, do médio oriente e asiático- a incontornável Índia, China, Japão. Também não se fica apenas pela parte não técnica, não fosse o autor um profissional de cinema, contém informação sobre técnicas várias usadas ao longo dos tempos- técnicas de filmagem, som, efeitos especiais, tecnologia. Estão lá todos os realizadores importantes, todos os filmes importantes, todas as influências, a perspectiva histórica; Só faltam mesmo os filmes! De particular interesse para mim é o capítulo final do livro sobre Digital.

Com o tempo irei adicionando mais livros que considero de referência naquela parte do blog.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------