3.18.2005

Prémio Abel - Peter Lax



Peter Lax,
uma grande figura da matemática pura e aplicada ganha o prémio Abel 2005 pelo seu trabalho em equações diferenciais às derivadas parciais. Às quais dedicou quase toda a vida desde a sua tese de doutoramento.

O jornal Público traz uma noticia sobre isso mas vem acompanhada de uma foto do Lax com alguns anos em cima (Lax nasceu em 1926 na Hungria)! Lax também é famoso pelas suas deliciosas anedotas contadas nas aulas e por brincadeiras criativas como a que se segue:

"In the mid 1980s, Peter D. Lax, a top mathematician, told me and other people that one of his papers (submitted under his secretary's name), was rejected by the very good but in principle expository periodical ``The American Mathematical Monthly". The rejection was motivated by the fact that the paper was concerned with research (while the Monthly publishes expository papers)"

O seu nome está associado ao teorema da equivalência de Lax, à condição de entropia de Lax e à teoria de Lax-Levermore entre outras. O seu trabalho abrange vários ramos da matemática e computação com aplicações sobretudo em mecânica dos fluídos, computação e ciência dos materiais.

Extraído do Jornal Público de hoje:

"O prémio Abel da matemática, instituído pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras, foi atribuído ontem a Peter Lax, do Instituto Courant de Ciências Matemáticas da Universidade de Nova Iorque (EUA).

Os membros da academia fundamentaram a sua decisão nos contributos dados por este matemático no estudo das equações diferenciais às derivadas parciais, seja no campo teórico, seja nas suas aplicações e determinação numérica de soluções. O montante do prémio ascende a seis milhões de coroas norueguesas (cerca de 735 mil euros).

A versatilidade é uma das características geralmente apontadas a Lax, que estabeleceu muitas pontes entre os domínios das matemáticas puras e aplicadas. Nas décadas de 50 e 60, estabeleceu os fundamentos da teoria das equações diferenciais não lineares relacionadas com sistemas hiperbólicos. Um exemplo deste tipo de sistemas é o aparecimento das ondas de choque quando um avião ultrapassa a velocidade do som.

As equações diferenciais têm desempenhado um papel importante na compreensão científica da natureza desde Isaac Newton. Mas se as lineares são hoje razoavelmente bem compreendidas, as não lineares - como as que surgem no estudo da elasticidade, meteorologia ou aerodinâmica - são muito mais complexas e as suas soluções têm singularidades como as ondas de choque .

Peter Lax construiu soluções explícitas deste tipo de equações e identificou classes de sistemas "bem comportados" - com singularidades previsíveis -, além de ter contribuído para o estudo do comportamento das soluções num período alargado de tempo. É o que se passa nas alterações de uma onda quando torneia um obstáculo, um fenómeno de disseminação que ocorre não só nos fluidos mas também na física atómica.

Por outro lado, desenvolveu modelos numéricos para o cálculo computacional das soluções que se revelaram frutuosos em aplicações reais, como previsões meteorológicas e o design de aeronaves.

Considerado um matemático versátil (a teoria dos números faz parte dos seus domínios predilectos), Lax é o autor de um teorema de equivalência, que possui o seu nome, tido como um marco na moderna análise numérica: são estabelecidas as condições em que uma aproximação numérica conduz à convergência para a solução de uma equação diferencial.

Nascido em Budapeste (Hungria), em 1926, Peter Lax acompanhou os seus pais quando emigraram, em 1941, para os Estados Unidos. A sua ligação à Universidade de Nova Iorque é longa e iniciou-se na década de 40, altura em que aí se licenciou e fez o doutoramento. No período pós-guerra, Lax esteve também ligado ao Projecto Manhattan, em Los Alamos. A partir de 1951, abraçou a carreira universitária, e dirigiu o Instituto Courant (um centro de investigação em matemática e ciências da computação) de 1972 a 1980. Os trabalhos publicados por Peter Lax - que presidiu à Sociedade Americana de Matemática entre 1977 e 1980 - já lhe fizeram merecer vários prémios, entre os quais a medalha nacional de Ciência atribuída pelo governo norte-americano em 1986.

O prémio Abel, considerado como o Nobel da matemática, foi atribuído pela primeira vez há dois anos, quando se celebrou o bicentenário do nascimento do matemático norueguês Niels Abel. Peter Lax sucede, assim, a Jean-Pierre Serre (área da topologia, geometria algébrica e teoria dos números) e à dupla Michael Atiyah e Isadore Singer (descoberta e demonstração do Teorema do Índice, nos campos da geometria, topologia e análise). "

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------