4.21.2005

Livros: Referências no Jazz

Hoje aproveitei para incluir mais alguns livros de referência na badana da direita do blog. São ambos sobre jazz.

. História do Jazz em versão ilustrada, de
Ken Burns:

JazzA versão ilustrada desta história do Jazz nasceu como um companion book para a série de TV da BBC feita por Burns, que já passou por cá e agora já existe em DVD. É um livro com cerca de 500 páginas e um formato maior que A4. Excelente qualidade de papel e impressão e com fotografias muito boas, muitas delas inéditas. O livro está organizado cronologicamente desde os primórdios da história do Jazz em Nova Orleães, até um presente recente. Só cobre o Jazz Norte-americano, aliás o livro tem como subtítulo uma história da música americana, por isso não esperem encontrar nada sobre a cena do jazz europeu. A grande lacuna do livro é a fraca cobertura após os anos 60, com grandes nomes a aparecerem apenas em 2 linhas e destaques longos para músicos que não tiveram assim tanta importância. Mesmo assim um livro fundamental para quem goste ou queira aprender algo sobre Jazz e o contexto histórico deste tipo de música. Jazz:an illustrated history; Ken Burns, G.C. Ward.

. O Guia Penguin do Jazz:

JazzÉ um guia de compras da editora Penguin e já vai na sua 7ª edição (2004). Organizado por ordem alfabética de nomes de músicos lista todas (ou quase) as edições de música jazz existentes no mercado. A esta listagem acrescenta uma crítica aos discos feita por profissionais e uma nota bibliográfica a cada músico. Todos os anos é actualizado. As críticas são mesmo informativas e permitem ajudar qualquer pessoa com poucos conhecimentos de jazz a escolher e comprar um bom disco. Nas entrelinhas, bem encapotado, sobresai às vezes o humor corrosivo dos autores - como nas entradas da Diana Krall. O único disco português que lá vi até à data é Nocturno do B. Sassetti, bem cotado com 4*. Um livro de referência indispensável. De referir que existe sempre um exemplar nas FNACs portuguesas para consulta (nas frnacesas não há). Basta pedir ao funcionário do jazz. The penguin guide to jazz on CD.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------