4.18.2005

Arte: Van Gogh



van gogh



van gogh Mais um dos meus favoritos. Deste toda a gente gosta ou talvez não. Durante muitos anos não achei grande piada aos quadros do Van Gogh. Até ver um ao vivo!
É que não há qualquer impressão em papel, em livro ou revista que possa fazer juz às pinturas de Van Gogh. Às impressões em papel falta-lhes textura, falta-lhes o relevo que aqueles camadões de tinta têm, falta-lhes brilho, falta-lhes tudo. Depois de ver o primeiro quadro dele ao vivo fiquei fã incondicional.

Para ver Van Goghs os sitios a visitar são o museu Van Gogh, o
Museu Stedelijk, o Rijksmuseum e o museu Kröller-Müller, todos na terra natal do pintor - a Holanda. Estes são os que têm a maior parte da obra do pintor e os quadros mais importantes.
Fora da Holanda, dentro da Europa: Em Inglaterra visite-se: The Courtauld Institute of Art e a National Gallery. Em Espanha: o Thyssen Bornemisza. Em França: O museu d'Orsay.

Nos EUA: o MoMA tem o The Starry Night (Noite Estrelada) que está neste post e mais alguns menores; Na califórnia há vários museus com alguns (poucos) quadros dele: The UCLA/Armand Hammer Museum of Art and Cultural Centre (4 quadros), The J. Paul Getty Museum (2 obras; é preciso marcar a visita com antecedência pelo telefone), The Norton Simon Museum of Art (6 obras), The Los Angeles County Museum of Art (2 obras).
Alguém me disse que no Japão, onde eu infelizmente nunca fui, também existem vários museus com Van Goghs. Os bilhetes devem ter um preço proibitivo. A mesma pessoa disse-me que um melão no mercado custa à volta de 100 Euros.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------