3.23.2005

Aldrabices II


Segue-se a minha parte favorita do folheto: "Os iões plasmacluster" (sic).
Não existem nenhuns iões chamados plasmacluster. Cluster significa conjunto, agregado, agrupamento ou grupo. Um plasma é um gás ionizado que tem um comportamento electromagnético especial - tentando explicar de uma forma simples, um plasma é um gás em que os iões que o constituem não estão ligados uns aos outros como acontece num gás no estado normal. No plasma os iões estão livres. Em museus de ciência é comum surgir uma bola do tipo da da imagem abaixo. Quando colocamos a mão sobre ela atraímos raios roxos e violeta. O fluído que está lá dentro é um plasma.


Nenhum ar condicionado usa um Plasma para refrigerar ou purificar o ar. Não há nenhuns iões plasmacluster que purificam o ar. Isto é uma ALDRABICE.
O folheto descreve de seguida como os "iões plasmacluster" purificam o ar:

Na imagem A, aparecem representadas as espécies químicas H, O e O2-. Nenhumas delas existe: O que existe são os iões H+ e O2- . Um gerador para quebrar as moléculas de água em hidrogeniões e iões O2- e manter os iões separados é de certeza uma coisa mágica que gasta carradas de energia - é que a molécula de água não tem mesmo tendência nenhuma a cindir-se da forma apresentada em A. Dito com clareza: é outra aldrabice.
Na imagem B, surgem os iões "cluster". Não são iões nenhuns mas tão só um grupo (=cluster) de iões. De facto as moléculas de água por serem polares têm tendência a atrair-se umas às outras e a formar pequenos agregados através de ligações conhecidas por pontes de hidrogénio. Este é um processo que ocorre naturalmente. Não é preciso nenhum gerador para isso. Mas falamos de moléculas de água entre si, não de iões que estes srs. dizem provir da cissão de moléculas de água.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------