3.23.2005

Aldrabices I


Provavelmente a publicidade mais enganosa do mundo: O folheto do ar condicionado Sharp.

Mistura mentiras descaradas, erros crassos, frases hilariantes e conceitos absurdos. O pior de tudo: É propositado. Este folheto não foi escrito por um criativo ignorante. Quem o escreveu tem de certeza conhecimentos científicos. O folheto começa com


"O ar na floresta é puro e refrescante devido aos iões".
Não meus caros, não é por isso. O ar numa floresta pode ser mais puro porque não existem lá focos de poluição (indústrias, carros , etc...) e porque as plantas fotossintéticas produzem oxigénio (que não é nenhum ião, mas sim uma molécula).
A asneirada continua:
" Estes iões têm cargas positivas e negativas de forma a garantirem o equilibrio ...."
Um ião é por definição uma espécie química com carga. A carga não está lá para garantir coisa nenhuma. O ião não está concerteza preocupado com a pureza do ar!
Nem comento a frase sobre o segredo da floresta ... Mas comento a última frase:
Em tempos remotos os seres humanos morriam como tordos por falta de cuidados adequados de saúde e hígiene e devido a doenças como a peste. Portanto não "beneficiavam" de saúde porque os conhecimentos médicos eram escassos e porque ao viverem isolados na floresta estavam a milhas do médico mais próximo.

A fotografia da floresta com os iões a esvoaçar alegremente relembra-me pesadelos com invasões extraterrestres e milhões de pequenas naves a voar entre as árvores.

Embalado, o folheto prossegue:

"Existem poucos iões positivos e negativos no ar e o seu equilíbrio é quase inexistente".
Começa a ser díficil comentar isto. "Existem poucos" - depende do que se entenda por poucos... Devo dizer que existem mais ou menos os mesmíssimos iões na atmosfera da cidade e na atmosfera da floresta e em proporções idênticas. O ar que respiramos tem como constituintes principais cerca de 79% de azoto e cerca de 21% de oxigénio, estando presentes outros constituintes em pequenas proporções. Este ar é igual, a menos de pequenas variações ( altitude, poluição, etc..) quer estejamos aqui , quer estejamos na China. Na verdade existem muitos iões e estão em equílibrio .
A frase seguinte, pelo pouco sentido que faz, indica que foi construída por alguém que sabe pouco de português. A última frase mima-nos com a palavra "Polén", não será Pólen?
Mas será o pólen uma "substância nociva"? ( os executivos da Sharp nunca comeram mel?) e as bactérias serão todas más? (os executivos da Sharp nunca comeram iogurte?, nem sabem o que é a biotecnologia?)

Labels:

1 Comments:

Blogger Afonso Henriques said...

Excelente post.
Não conhecia o blog, cheguei cá p'lo Ar (via Atmosfera).
Boa Páscoa.

7:35 pm  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------