12.14.2004

O Grande Terramoto de 1755



Terramoto dia 1/11/1755 às 9:30 h. Por coincidência ou talvez não o dia de todos-os-santos. Epicentro no Atlântico a 200 Km SWS do cabo de S.Vicente. Duração de cerca de 10 minutos. Acompanhado de um maremoto e seguido de vários incêncidios que duraram 3 dias.
O abalo provocou danos em Portugal, Norte de África e Espanhã. Foi sentido em quase toda a Europa, incluindo na longínqua Finlândia. Os especialistas sugerem uma magnitude entre 8,6 e 9 na escala de Richter (9 é o máximo).

Na época Lisboa era uma das cidades mais importantes e populosas da Europa com cerca de 300000 habitantes. Morreram cerca de 60000 pessoas só em Lisboa segundo as estimativas. O maremoto que se seguiu ao terramoto entrou pelo estuário do Tejo tendo devastado toda a zona de Alcântara. Na zona do terreiro de paço a altura da onda terá sido de cerca de 6 m. No Algarve teria cerca de 30 m tendo devastado todas as cidades costeiras. 10 horas depois, nas Antilhas, a 6000 Km de Lisboa, houve ondas de 3 m.

No terreiro de paço encontrava-se o palácio que é responsável pelo nome do terreiro; o palácio desapareceu com o terramoto mas quase 250 anos depois continuamos a chamar à praça "terreiro do paço" a par do nome oficial "praça do comércio". De resto, o terreiro reconstruído em 1758 é muito diferente do original: Tem mais ou menos o dobro do tamanho do original; uma estátua de D. José polémica na época da sua inauguração e um arco triunfal na entrada da rua Augusta. Ah, e antes de ter carros e ministérios teve árvores frondosas (no sec. XIX) que infelizmente já lá não estão. O rei mudou-se para a Ajuda, um local um bocadinho mais alto...

No museu da cidade, em Lisboa, existe uma maquete de Lisboa pré-terramoto de 1755, 6 magnificas gravuras com efeitos do terramoto da autoria de LeBas (a biblioteca nacional em Paris também tem 1 conjunto igual) e vários desenhos de Paris e de Pedegache.

A revista science de 27 de Agosto tem um artigo interessante sobre o terramoto: "What Caused the Great Lisbon Earthquake"; Gutscher, M-A.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------