5.18.2005

Medicamentos: Preços de referência

pillsn

Enquanto curava a intoxicação descobri que os medicamentos comparticipados em Portugal estão abrangidos pelo SPR - sistema de preços de referência.
O SPR é nome do actual sistema de comparticipação de medicamentos. Baseia-se na atribuição de um preço de referência a um conjunto de medicamentos com um dado princípio activo. É com base neste preço, e não no preço de venda ao público se este for superior ao preço de referência, que o estado calcula a comparticipação. Já se o preço de venda ao público for inferior ao de referência, a comparticipação é calculada sobre o primeiro. Até que enfim que alguém fez qualquer coisa de jeito no Ministério da Saúde.

Mas o que verdadeiramente interessa não é isto. É a existência de uma listagem completa destes medicamentos organizada por princípio activo nas páginas do Infarmed. Com preços para todos os medicamentos listados. Criei logo um pdf ( pode criar-se um pdf a partir de uma página web online) e zás para dentro do PDA.
Agora quando for ao médico consulto a lista e só o deixo receitar o medicamento mais barato do mercado para o princípio activo em causa. Picuinhices? Nem por isso, mas porque hei-de enriquecer uma empresa farmacêutica em vez do meu bolso? Porque é que o mesmo medicamento custa 5 € se for da marca X e 7 € se for da marca Y?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------