5.12.2005

Viagens: Eslovénia


A Eslovénia, onde já estive várias vezes, é um pequeno pais com a forma de uma galinha encravado entre a portentosa Itália e a formosa Croácia. Quando partiram a Jugoslávia em bocados tiveram a decência de deixar um bocadito de costa à Eslovénia- 3 esquálidas localidades banhadas pelo Adriático.
Na primeira vez que a visitei a avenida principal da capital tinha deixado de se chamar Titovska à pouco tempo; a última visita já foi neste século. Entre uma e outra cresceram e floresceram os centros comerciais, os bares e restaurantes, os megacomplexos de cinemas e todos os deslumbramentos tecnológicos e modernos de que nos possamos lembrar. Felizmente algumas coisas não mudaram: A paisagem na fronteira alpina com a Aústria continua deslumbrante, as pistas de ski continuam maravilhosas, os lagos ainda não têm anúncios outdoor nas margens, a arquitectura de Plecnik continua de pé e as fornadas de designers gráficos que saiem da universidade ainda são do melhor que há na Europa. A capital é pequena e formosa, tem uma "feira da ladra" aos sábados nas margens do rio e permite que nos desloquemos de bicicleta.

ljublyana
Liubliana: ponte das 3 entradas. Joze Plecnik.

Fora da capital e nos arrabaldes urbanos desta ainda predomina o que o regime impôs durante tantos anos: prédios cinza construídos às três pancadas feios como tudo, tristes, degradados; rodeados por jardins cuja relva há muito se converteu em profusas ervas daninhas, recheados de gente tão cinzenta como os edificios. Mas as novas gerações já não são assim, a economia está em alta e o futuro é promissor e risonho. A Eslovénia é um sitio ideal para passar umas férias descansadas com a vantagem de poder dar um salto à bela Trieste e à fabulosa costa croata que ficam mesmo ali ao lado. A população anda pelos 2 milhões de habitantes e o fluxo de turistas não é suficiente para incomodar mesmo na época alta.

ljubljana

Liubliana: Rua Miklosic, edificio da autoria de Vurnik (1922).

Bled e Bohinj são os dois lagos mais bonitos do país. Em ambos é fácil alugar um barco a remos ou passear nas margens. Já tentar jantar tarde e a más horas pode ser um problema. Mas beber cerveja não!
Quem tiver folego pode tentar subir ao Triglav, a montanha mais alta do país, com três picos, que surge estilizada na bandeira nacional. A vista é deslumbrante.

ljubljana

Bohinj: Vista Parcial do lago


Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------