5.05.2005

Arqueologia Cinematográfica


É disso que se vai falar neste blog nos próximos tempos. Filmes das décadas de 10 e 20 do século passado. À medida que os for revendo vou escrever sobre cada um deles. Os escolhidos são obviamente os meus favoritos, mas recomendo-os a toda a gente. São filmes magnificos que nunca passarão de moda. São muito diferentes uns dos outros e não consigo escolher nenhum como o melhor. Entre o coração e a alma a minha escolha oscila sempre. Do visceral "The birth of a nation" à ficção entusiasta da "viagem à lua" a escolha é impossível.

Alguns realizadores repetem-se e bisam na minha lista. Porque são os melhores! Outros repetem-se na minha lista para as décadas anteriores e/ou posteriores.

É notória a evolução técnica ao longo dessas 2 décadas. Comparar o "viagem à lua" de Meliés com o "un chien andalou" de Buñuel é como comparar a TV a preto e branco com um IMAX. Nisso por mais engenhosos que fossem os realizadores não há volta a dar-lhe...

Os meus escolhidos (de cima para baixo, da
esquerda para a direita ):


movies

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------