6.07.2005

A previsibilidade

Recentemente por razões profissionais tive de contactar pessoas de diferentes nacionalidades que trabalham para uma mesma empresa. Estas pessoas tinham de responder a um conjunto de perguntas em inglês que era igual para todos e faziam-no unicamente por e-mail (não era desejável contacto cara-a-cara ou telefónico). A escolha das pessoas era feita com base na nacionalidade apenas e de forma aleatória. Estes funcionários desempenhavam todos tarefas semelhantes na empresa.

Tinha a certeza que os espanhóis, italianos e portugueses seriam dos últimos a responder. Enganei-me: Os portugueses e os espanhóis simplesmente não responderam! Houve algumas respostas italianas mas muito feitas à pressa.

Tinha a certeza que os empregados de países de leste (3 países com línguas diferentes) responderiam num inglês muito mau. Enganei-me: responderam todos na sua língua mãe! (que espécie de gente responde em búlgaro e etc... a uma mensagem de trabalho que está em inglês? Algumas até vinham em cirílico).

Da minha experiência passada com cidadãos dinamarqueses ficou-me que não são de confiança e que fazem como Pilatos. Acertei - As respostas dinamarquesas todas tinham qualquer coisa do estilo " a responsabilidade não é minha", " a culpa não é minha", " não sou eu que decido isso", " não tenho influência sobre isso".

Isto é tudo muito hilariante menos a parte dos Portugueses. Continuamos a ser dos povos menos profissionais da Europa. Já deixei de me rir. Cada vez que me lembro dos 21% então nem me dá vontade de sorrir quanto mais de rir.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------