4.18.2006

Estacionamento Robotizado



Este fim-de-semana tive a minha primeira experiência de estacionamento de veículos feito inteiramente por máquinas. Depois de tirar um ticket e passar uma normal cancela de parque de estacionamento, uma voz anuncia-nos que devemos meter o carro na porta X, uma porta com o aspecto da da garagem lá de casa, com a excepção de ser transparente. Uma vez lá dentro, o interior parece-se com um monta cargas. A mesma voz diz-nos para engatarmos a primeira, pormos o travão de mão, retirarmos tudo do carro, trancarmos o carro e sairmos da cabine. Depois de sairmos a porta tranca-se atrás de nós, o carro é pesado, meia-dúzia de lasers medem-no e os números da matrícula são metidos numa base de dados automaticamente. Cá fora respondemos a 3 perguntas de segurança numa máquina para garantir que ninguém ficou lá dentro.
Depois, para horror dos mais pequenos da família que perguntam aflitos para onde foi o popó, o carro é tragado pelo solo em segundos...

As vantagens do sistema são óbvias. Onde antes havia 20 lugares de estacionamento há agora 100. O parque pode ser usado em altura empilhando 3 ou 4 veículos e o espaço que antes era preciso para abrir portas e deixar entrar e sair pessoas é agora desnecessário, sendo usado para estacionar mais carros.
Estes parques estão em franca expansão na Europa e na Ásia. Em Portugal não há nenhum. Aquele em que estacionei o carro situa-se em Espanha (Parque de Laxe no porto de Vigo). Nos EUA existem apenas 2, estando em construção mais um.

A empresa alemã Wöhr é o principal fabricante/revendedor mundial deste tipo de solução técnica. O parque de estacionamento com 600 lugares que construiu em 2002 em Istanbul, sobressai dentre os restantes projecto da empresa por ser um edíficio com uma arquitectura cuidada que passa por um vulgar prédio de escritórios moderno no centro de uma cidade.


Labels:

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

pow

é outro nível de país neh meu amigo

2:54 pm  
Anonymous Anonymous said...

Meus senhores nao os kero desanimal mas ja existe em portugal um parque assim em lisboa chamado portas do sol perto do chiado e que foi inaugurado em 2005.Por isso o nosso pais nao é assim nao mau.
http://welcome.isr.ist.utl.pt/events/index.asp?accao=shownot&id_noticia=39

6:44 pm  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------