6.18.2007

Um Dó Li Tá

Chegou a altura de ler os programas eleitorais dos candidatos à câmara.

Página oficial do Negrão:



Isto está negrão! não há dúvida! ( o site diz que não há conteúdo para o programa de campanha!). "Lisboa a Sério" ! Devem estar a brincar!


Página oficial do Costa:

Há um programa para download em PDF. É longo. Está cheio de catch phrases eleitoralistas, algumas medidas não parecem mesmo nada possíveis. Não explica como vai resolver os graves problemas financeiros da autarquia.


Página Oficial do Carmona:


Isto de não ter programa parece que não é exclusivo. Este Sr. também não tem programa, o que não é de estranhar pois durante os anos que passou na câmara mostrou bem que não sabia o que andava a fazer.

Página oficial do Carvalho:



Um site um bocado atamancado com aquela "cassete" do comunismo (as politicas de direita , os trabalhadores, a luta...etc.. ). Tem um programa e uns highlights para medidas urgentes com pés e cabeças , sobretudo as que concernem as finanças municipais e as empresas municipais (basicamente contenção e rigor e acabar com a pouca vergonha das empresas municipais geridas por incompetentes).



Página oficial do Telmo:



Digo Telmo porque é assim que ele se apresenta no site oficial da candidatura. Pois o "Telmo" que tem 47 anos e é advogado, quer ser presidente da câmara mas também não tem um programa. Clica-se no link e aparece uma página em branco.
Isto começa a parecer um misterioso problema crónico dos candidatos de direita!

Eu a bem dizer nem sei se o Telmo fala e se mexe sem alguém a puxar os cordelinhos. O Telmo é uma espécie de personagem que ninguém sabe se existe mesmo. O próprio site da campanha o confirma. Na página das fotografias pode ver-se logo na primeira o Paulinho Portas e na segunda, que aqui reproduzo um sorridente Sr. espadaúdo e com farta guedelha a comprimentar um talhante . O Telmo se existe é tão insignificante que não ficou nas fotos a menos que esteja disfarçado de chouriço!



( Não confundir com a Pedra)
A candidatura desta Sra parecia-me coisa genuína. Até agora.
Tem o programa organizado por 13 áreas temáticas. Faz uma abordagem participativa, apelando ao contributo dos cidadãos para o seu programa através de um formulário no site, o que é muito positivo. O verdadeiro problema é que o programa dela parece não existir. No site apenas se pode ler o feedback dado pelos lisboetas em cada área chave temática. Do programa nem resumo. Só um manisfesto com uma declaração de intenções.
A lista de candidatos também parece algo coxa ( pontuam o politicamente correcto - uma pessoa de cor, uma representante de deficientes, um representante do consumidor, um especialista em imigração, ....). Não há ninguém para a área financeira e há uma série de pessoas sem experiência de gestão autárquica (quase todas).
A Sra. Arquitecta até é interventiva e está preocupada com a cidade... mas com esta equipa não me parece que consiga fazer nada útil como autarca.
O melhor é tentar a participação cívica por outras vias.


Página oficial do Zé:

O Sr. quer ficar conhecido por Zé. Assim seja!
Tem uma bagagem de defesa dos interesses da cidadee do cidadão, anti corrupção e anti interesses instalados que já ninguém lhe pode tirar. O Zé faz falta? sim faz, mas será ele imprescindível?


Tem um programa eleitoral em PDF. Mas logo na primeira página constata-se que está um tanto ou quanto "fora de prazo". 2005??? não havia necessidade!!!
Ou talvez o candidato ache que nada mudou e que o programa deve ser exactamente o mesmo.
Ao longo das extensas 181 páginas apresenta-se um programa completo e detalhado.
Mas a verdade é que das 20 medidas urgentes que enuncia no final, nenhuma foi implementada. Foi vereador durante vários anos e não conseguiu propor e aprovar nenhuma destas medidas urgentes?

Em 2 pdf´s junto ao programa eleitoral o Zé ataca bem dois grandes problemas:
-O problema financeiro da câmara. Analisa as contas e apresenta soluções.
- O problema da "estrutura ecólogica" da cidade. Ataca a má gestão e integração dos espaços naturais e o seu impacto ambiental. Se bem que só pela rama ataque este problema pelo menos aborda-o!


A partir daqui entramos na secção dos microcandidatos, aos quais não vou dar atenção porque:


Garcia Pereira- Há ideologias que já não são defensáveis nos tempos que correm.
Gonçalo da Câmara Pereira-Canta-me um fado com uma coroa na cabeça.
Quartin Graça- Tirando o verde, sobra o quê? (Quartin com a experiência que têm até estaria melhor numa lista onde fosse elegível por algum partido, mas ninguém lhe pegou).
Manuel Monteiro- Está morto, mas não foi enterrado!
Pinto Coelho- Que o atirem de pára-quedas na Serra Leoa com um fato e capuz da KKK.



Após a pré -selecção parece que apenas os 3 candidatos que têm um programa e uma equipa vão merecer a minha atenção. È impensável votar noutros.

Depois da pobreza franciscana que foram as últimas eleições, os partidos voltaram a persistir nos mesmos erros. Entre os erros de casting Carmona/Santana/Carrilho e gente que não sabia o que estava lá a fazer, não havia nenhum candidato que de facto fosse um grande nome para Lisboa. E agora torna a não haver. Interessa apresentar um nome sonante para ganhar as eleições. Já governar Lisboa é secundário!
E os partidos não parecem preocupados. Se nem se deram ao trabalho de ter um programa eleitoral...

Labels:

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Gostei da abordagem aos sites dos predadores do poder.
;=)

5:59 pm  
Anonymous Anonymous said...

estive a ver os sites e no do negrão está la o programa...será engano, ou simples vontade de dizer mal? se é só para dizer mal então deve votar BE, pois é o queles fazem...dizer mal de tudo... Como dizia o Jorge Palma, Ai Portugal, Portugal onde vais parar com gente assim...

4:50 pm  
Blogger A. R. Ray said...

Caro anónimo,

No dia em que escrevi o post não havia lá programa, tal como demonstra o printscreen. Se já lá está óptimo para eu o poder ler!
Aqui não há vontade de dizer mal de ninguém só críticas construtivas. Não me parece credível um candidato a uma autarquia sem programa seja ele apoiado por que partido for.

10:22 am  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------