7.09.2007

7 Maravilhas de Lisboa



Selecção inteiramente pessoal.

Património edificado:
1- Ruínas do teatro Romano (fica ali à Sé).
2- Aqueduto das águas livres.
3- Castelo S. Jorge.
4- Jerónimos.
5- Palácio da Ajuda.
6- Teatro Nacional S. Carlos.
7- CCB.

Património edificado- conjuntos:
1- Baixa pombalina
2- Belém (jardins+edificios)
3- Expo (Parque das Nações)
4- Bairros/zonas onde ainda existe qualidade de vida e há coerência arquitectónica- Campo de Ourique, Alvalade, Encarnação, Restelo.
5- Gulbenkian.
6- Prémios Valmor- excepto os do Tomás Taveira. (um blog sobre eles)
7- Hospital Júlio de Matos.

Identidade e unicidade (Lisboa tem, as outras não!):
1- Estuário do Tejo e as 2 pontes.
2- 32 Miradouros - Portas do Sol, Torel, Sra Monte, Sta Catarina/Adamastor, S.Pedro de Alcântara, etc...
3- Elevadores/Ascensores-Sta Justa, Bica, Glória, Lavra.
4- Chafarizes e mãe de Àgua- Esperança, Amoreiras, Janelas Verdes, Rato, Estrela, Carmo,.. (56 no total).
5- Bairros típicos - Castelo, Bairro Alto, Alfama, Mouraria, Baixa.
6- Cores das fachadas, azulejos e calçada portuguesa.
7- Pontos de encontro - A brasileira, a Bernard, o Galeto, a Suiça, a Mexicana, O Martinho da Arcada, A Portugália, o Nicola, a Versailles, o Império, a Trindade, etc... - todos sabem onde fica, todos já se encontraram com amigos nestes sitios, todos já comeram ou beberam lá. Quase todos são lugares que têm um património literário, artistico ou tertúliano associado. São a rede social de Lisboa. Ou eram até os McDonalds crescerem como cogumelos e os grandes centros comerciais tomarem conta de tudo.

Património sentimental pessoal:
1-Jardim Zoológico. Já foi um dos melhores do mundo. Hoje está entalado entre vias rápidas e prédios enormes.
2-Fontes luminosas. A da alameda e a de Belém faziam as minhas delicias com os seus jactos coloridos. Actualmente acho que em nenhuma delas funciona a iluminação e a água tem dias.
3- Campo de Santa Clara. Foi um dos locais que mais explorei na adolescência por várias razões. Na Feira da Ladra comprei e vendi de tudo e ganhei o prazer por remexer em quinquilharia e trapos. Muito melhor que qualquer window shopping actual. Visitei assiduamente São Vicente de Fora e o magnifico panteão. Vi as vistas. Ali ficam também o casão militar e o hospital da marinha, ambos visitados assiduamente por familiares meus que eu às vezes acompanhava.
4- Cais das colunas (É provável que mais de 50% dos leitores não saiba o que é. Foi destruído há mais de uma década pelas obras do metro no Terreiro do Paço. Talvez seja reconstruído para os meus netos...). Trata-se de um dos locais mais românticos da cidade e até poderia ser considerado um miradouro. Constituído minimalmente por uma rampa e 2 postes de amarração em pedra ficava em frente ao Terreiro de Paço e permitia ver um pôr-do-sol esplendoroso, o mar da palha com os seus reflexos, cacilheiros e a outra margem. Junta-se foto para os mais saudosistas.
5-Padrão dos Descobrimentos. Representa toda a grandiosidade da alma lusa.
6- Marinas e docas. Quando ainda não estavam na moda e não tinham esplanadas e barulho, eram do melhor para ler um bom livro ou ter ataques introspectivos. O ruído de fundo era o das gaivotas, dos mastros a ranger, do cordame a bater com o vento e se estivessemos próximo da ponte 25 de Abril o Zummm dos carros a passar na faixa da grelha metálica. As plataformas ondulavam suavemente debaixo do nosso corpo. Que mais se pode querer?
7- Eléctricos amarelos. Dos antigos pois claro!

Escolhas Verdes:
1- Estufa fria (de longe o meu favorito).
2- Gulbenkian.
3- Jardins e relvados da Expo.
4- Os 2 jardins Botânicos ( da fac ciências e da Ajuda).
5- Jardim Tropical ou Agricola do Ultramar.
6- Necessidades.
7- Monsanto, tapada da Ajuda (Só não estão ao abandono quando é para construir algo).

Os pequenos parques/jardins degradados e estrafegados pelos carros, pelos mendigos e pelo abandono - Principe real, Estrela, Constantino, Torel, janelas verdes, campo martíres da pátria, José Gomes Ferreira, Campo Grande, laterais da Av. Liberdade e etc... não levam o meu voto porque não se pode lá andar. O mesmo acontece com o parque Eduardo VII, cheio de criaturas indesejáveis a qualquer hora e exposto ao sol/chuva na maior parte da sua extensão. Uma zona verde onde não se pode levar as crianças a passear é uma inutilidade.


Uma listagem do património classificado Lisboeta é consultável na página do IPPAR. A página com georeferenciação funciona muito mal. Não se espantem de não conhecer parte do património. Entre o que não está aberto para visitas e o que pertence a privados há muita coisa!

Um conjunto de excelentes fotos de Lisboa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------