6.12.2008

laranja mecânica

O mais pavloviano dos filmes de Kubrick que conta uma história em torno do amoral Alex, pode ser situado em qualquer época. Pois se é certo e sabido que cada nova geração é apelidada de pior que a anterior, a violência gratuita, o deboche, a vadiagem, o gang e o controlo estatal/policial podem aplicar-se a qualquer lugar e tempo.

O filme influenciou fortemente outros realizadores que têm obras em torno da estética da violência (Tarantino, David Lynch, irmãos Cohen). Repare-se no corte de cabelo de Bardem em "Este país não é para velhos". O mesmo de Alex!

Várias bandas de rock industrial e cyberpunk escolheram os seus nomes, ou os de canções a partir do filme. O uso intensivo e inovador de sintetisadores Moog na banda sonora serviu para criar o ambiente de ficção científica distópica. E depois deste filme a 9ª de Beethoven nunca mais foi vista com os mesmos olhos. O uso de agradáveis e populares melodias para acompanhar cenas particularmente violentas (eg singing in the rain numa cena de violação) torna o filme visceral.

Esta obra-prima brindava-nos ainda com magistral guarda-roupa e cenário. Notável e para a história ficou o gigantesco exemplar de ** das Caldas que surge no interior de uma casa assaltada pelo gang de Alex. Em ofuscante branco brilhante, a escultura cinética acentua o ambiente avant-garde do filme. A escultura é um original de
Herman Makkink chamada "the rocking machine". Réplicas podem ser adquiridas aqui por um preço exorbitante.

Quanto às cenas emblemáticas do filme estas passam-se quase todas em locais públicos, apenas o Korova Milk Bar foi construído em estúdio:

- Cenas à beira do Tamisa: Binsley walk, Thamesmead south
- casa do Alex: Thamesmead south
- Casa do Alex exteriores: Tavy bridge center
- Ataque no túnel do metro: passagem inferior entre Trinity road e Swandon way, Londres.
- Tratamento "Ludovico" - Brunei university, Middlesex.(exemplar de arquitectura do movimento brutalista).
- Casa da mulher dos gatos - Mansão em Hertfordshire.
- Interiores da casa do escritor- casa Skybreak em Hertfordshire, de Norman Foster e Richard Rogers e companhia (team 4). (modernista, datada de 1965/66)


links:
filming locations.





0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------