6.20.2005

Travel: Lisboa: Janelas Verdes


Museu nacional de arte antigaDesta feita a visita foi a propósito da
LisboaPhoto 2005. As 3 exposições que lá estão não são grande coisa quando comparadas com outras do evento e o preço da entrada é um abuso. Há mesmo uma exposição que é muito má. A de um sr. chamado Pomar. Mas por entre as suas fotos podemos espreitar a mais interessante biblioteca. Confesso que a exposição do Aaron Siskind tem algumas fotos que me arrebataram. Mas a do JL Neto pareceu-me um barrete de todo o tamanho.
Jardim Museu nacional de arte antigaO museu, a cafetaria e o jardim, esses sim continuam a merecer uma visita. O jardim é ideal para ler sossegadamente um livro enquanto se houve o chilreio dos pássaros e o borbulhar das fontes. De um verde luxuriante tem como bónus um jacarandá em flor coberto de um lilás que faz inveja a qualquer jardim inglês. Já me tinha maravilhado com os jacarandás floridos no parque Eduardo VII quando fui à feira do livro (tive pena de não ter a câmara fotográfica comigo nessa altura).

jacarandá


JardimHá muito tempo que não passava pela rua das janelas verdes durante o dia. Surpreendeu-me porque já não é uma espécie de viela cheia de buracos com edifícios cujo estafe cai aos flocos e fachadas negras de sujidade e poluição.
Em vez disso esperavam-me renques de casas recuperadas ou em recuperação pintadas com os tons pastel da cidade. Tanto a rua como a calçada estavam em perfeitas condições. Nada das velhas crateras e paralelipípedos soltos de outrora.
Para maior surpresa fui encontrar o fontanário limpo e recuperado. Está mesmo bonito!



Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------