7.07.2005

Quem tem medo de Terroristas


Era uma vez o departamento X na universidade Y em Portugal, já no inicio do séc.XXI. No departamento X existe um doutorando chamado Mohammed supostamente egípcio. Já lá está há mais de um ano. É calmo e educado e passa muito tempo na universidade a trabalhar. Anda quase sempre sozinho.
Um belo dia não vem trabalhar, nem no dia a seguir, nem no outro...
Eclipsa-se sem deixar rasto.
Em casa nunca está mas deixou lá a roupa, livros e objectos pessoais. Passado um mês chovem problemas para a pessoa que o orienta. È o senhorio que deseja receber a renda, são contas não pagas de proveniência diversa....
Passado mais uma quinzena aparecem dois senhores bem parecidos, de fato escuro e gravata, porte atlético, que falam um inglês nasalado. São parentes do Mohammed dizem. Vinham à procura dele. (Homessa, parentes brancos e loiros de um moreno de pele mestiça???!!). Interrogam toda a gente exaustivamente e solícitos levam todos os haveres de Mohammed com eles. Simpáticos!
Mohammed nunca mais voltou mas ainda reservava mais uma surpresa. Tenta publicar um paper com dados de um caderno que roubou no departamento X. Azar dos Távoras, um dos referees que avalia o manuscrito conhece muito bem a pessoa a quem os dados foram roubados. O manuscrito é recusado liminarmente.

Qual é a parte verídica na história acima e o que é ficção? Mohammed é um nome fictício, tudo o resto é verdade.

Quem era Mohammed? Mohammed era um terrorista? Não sabemos. Só sabemos que os “parentes” eram do FBI ou da CIA. E que nunca apareceu nenhuma autoridade portuguesa a perguntar nada. E que na universidade Y, tal como em todas as universidade portuguesas, é fácil um aluno de doutoramento aceder a ou desviar produtos perigosos.

Pessoalmente, eu tenho mais medo de terroristas que da Virgínia Wolf.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------