6.28.2005

Decisões: ITER

ITER
Parece que a teimosia da França finalmente venceu os japoneses e o ITER (Internacional Thermonuclear Experimental Reactor) fica definitivamente na Europa. O ITER é um equipamento importantissimo para a produção de energia a nível mundial. Trata-se de uma "central" de produção de energia que faz uso da tecnologia de fusão nuclear (não confundir com fissão nuclear- tecnologia que é actualmente conhecida como "nuclear"). As vantagens em relação à fissão são enormes, a começar pela quase inexistência de problemas de poluição radioactiva, o grande problema das centrais nucleares actuais baseadas em fissão. Do ponto de vista teórico está cientificamente provado que é possível fazer uso da fusão nuclear para produzir energia. O ITER será o primeiro equipamento a comprovar isso na práctica.

O ITER que se prevê entre em funcionamento em 2015 é um projecto conjunto EUA, União Europeia, China, Japão, Rússia e Coreia do Sul. É um equipamento muito muito caro e de grande interesse estratégico daí o consórcio incluir todos estes países. A sua construção tem sido atrasada até agora por discussões entre os países envolvidos no projecto por causa da escolha da localização. O Japão e a França eram os últimos paises com candidaturas ainda em discussão e nenhum deles queria ceder. Após 3 longos anos de discussão e fazendo cedências aos japoneses conseguiu-se trazer o ITER para a europa. Vai ficar em Cadarache, no sul de França. Numa zona onde se investiga e produz muito na área de microelectrónica. As cedências feitas aos japoneses ainda não são conhecidas do grande público mas é quase certo que 2 delas foram: A França arca com 50% do investimento. A próxima central será construída no Japão.

A fusão nuclear é considerada a tecnologia de produção energética do futuro. Teoricamente é uma fonte de geração de energia quase inesgotável.
No site oficial do ITER pode encontrar-se uma grande panóplia de informações técnicas e materiais de divulgação- Posters, filmes, imagens, Cds, etc. Incluíndo material de divulgação científica adequado a jovens que explica a ciência e a tecnologia por detrás do ITER. A newsletter da IAEA tem notícias sobre o projecto ITER:
Site da newsletter da IAEA.

ITER site
Atenção: O ITER não é uma central que vá produzir e vender energia ao consumidor. É uma central sobretudo para investigação. Pretende-se com o ITER optimizar as condições de produção de energia por fusão. Ainda estamos muito longe de dominar a produção de energia por este meio. A função do ITER é auxiliar-nos nessa tarefa. Mais tarde será construída uma central, essa sim para produzir e vender energia, esperando-se que produza 1000 MW e esteja operacional lá para 2040.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------