6.23.2005

António Damásio: Princípe das Astúrias

Antonio DamasioO português António R. Damásio foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica. O reputado neurologista trabalha em processos cognitivos cerebrais com particular enfase nos envolvidos na memória, nas emoções, na tomada de decisão e na linguagem. O seu trabalho de investigação em neurobiologia tem contribuido entre outros para a compreensão dos processos degenerativos envolvidos nas doenças de Parkinson e Alzheimer.
Ao longo da sua carreira ganhou inúmeros prémios entre eles o prémio Pessoa em 1992.
Nascido em 1944, licenciou-se e doutorou-se em Medicina em Lisboa. Damásio é actualmente director do departamento de Neurologia no centro médico da Universidade do Iowa, E.U.A onde ocupa a catedra M.V. Van Allen. Há rumores de que se mudará para a USC ainda este ano.

Escreveu vários livros muitos deles best-sellers de divulgação científica que foram traduzidos em várias linguas. Dos mais conhecidos destaco:
  • O erro de Descartes (1994).
  • Em busca de Spinoza (2003).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------