2.08.2006

Autómatos e engenhocas

automatoAutómatos construídos fazendo apenas uso de príncipios básicos de física (roldanas, alavancas, rodas dentadas, manivelas) meia dúzia de serrotes e muita imaginação são ferramentas úteis e didácticas para jovens compreenderem e aplicarem correctamente leis que lhes são ensinadas apenas deforma abstracta.



automatoAutómatos com um design mais elaborado mas baseados nos mesmos príncipios físicos podem ser vistos numa extensa galeria animada no cabaret mecânico. Os autómatos são feitos por 6 artistas, mas os mais bonitos foram todos feitos por um artista colombiano residente no Reino Unido. Também estão à venda, mas já restam poucos exemplares.

David Archer faz autómatos e esculturas recorrendo a vários materiais ( barro, metal, madeira, tecido e vidro) e um sentido de humor algo peculiar.
automatoCera cera e flying pig são duas empresas que vendem autómatos de papel simples por preços módicos. Keith Newstead é um artista que também vende autómatos de papel.
Tom Lloyd faz autómatos de madeira singelos mas eficazes e divertidos. Ao lado um autómato seu tocando piano.

Completamente diferente é o trabalho de David Roy, em que a representação de seres vivos está ausente. Roy faz uso de formas geométricas e dos principios básicos de física para obter esculturas com movimento e frequentemente recorre também a truques para enganar o olho humano (ilusões ópticas). No seu site podem ser vistas várias versões animadas.

Labels:

2 Comments:

Blogger Paulo Ribeiro said...

Ideias porreiras.

9:21 pm  
Blogger Ricardo António Alves said...

Curiosíssimo.

10:53 pm  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------