9.28.2006

Nomes Próprios


A lista de nomes próprios admitidos em Portugal está online na
página da direcção geral dos registos e notariado. Juntamente com ela está a lista dos nomes próprios considerados não admissíveis. Menos mal que se passaram a disponibilizar estas listas para quem as quiser consultar. Antes eram um segredo fechado a sete chaves e tentar registar uma criança com um nome novo era um tiro no escuro com resposta pendente até às calendas gregas.
A lei nacional é extremamente conservadora e obriga a que o nome respeite a onomástica portuguesa. Há claras vantagens nisto, por um lado mantém-se uma integridade linguística nos nomes dos portugueses por outro ninguém nunca terá o azar de se vir a chamar "neutrão da silva kszxtspwa vai-te lixar". Claro que as desvantagens também são óbvias dado que as decisões sobre a introdução de novos nomes são tomadas por doutos Srs. linguístas encerrados nos seus bolorentos gabinetes à séculos cujas decisões incluem alguma arbitrariedade e pouca modernidade. Trata-se de um caso claro em que a lei coloca entraves à Inovação!

Senão vejamos: Admite-se "Fernão de Magalhães" mas não "Camões". "Dilan" pode ser mas "Ziggi" ou "Coltrane" não (querem ver que o linguísta não gostava de Bowie?). "Alejandra não, mas o masculino já é aceite.
A lei diz que nomes estrangeiros apenas são aceites se adaptados à fonética e grafismo portugueses. Mas então que dizer de: Quevin, Scote, Calebe, Cleo e Aliçon. Todos recusados!
De facto não há a mínima hipotése de se ser criativo. Quem quiser filhos com nomes grandiosos como "Sandokan", "Ben-Hur", "Samora Machel", "Sayonara", "Viking", "Curry" ou "Cheyeenne" o melhor que tem a fazer é emigrar.
E depois ainda há a particularidade de certos nomes só serem autorizados como segundo nome próprio ou acompanhados de uma partícula: "Las casas", "Loreto" só como 2ª nome mas Loreta já pode ser primeiro nome, "Luis Figo" apenas aceite como conjunto ( Isto quer dizer que João Figo não é aceite?), "Nascimento" só com um "do" antes, "O'Neill" é aceite, "Prazeres" só se precedida de "dos".
Mesmo nomes que estamos à espera que sejam aceites de caras não o são: "Tó" e "Zé" não são aceites , mas "Quim" é.

O melhor de todos para mim é "Kó-Ló". Aceito apostas. Estará na lista dos recusados ou dos admitidos?

Labels:

1 Comments:

Blogger quarkup said...

por acaso já me tinha perguntando se existiria uma lista como essa , é muito útil .

7:51 pm  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------