7.11.2005

Amish

 AmishOs Amish são uma facção anabaptista cuja característica mais marcante é repudiarem a tecnologia. Não usam carros, nem electrodomésticos nem nada que use electricidade. Practicam um estilo de vida baseado na simplicidade, no despojamento e na disciplina.

Nos EUA, para onde emigraram no Séc. XVIII, existem comunidades de Amish em vários estados, sobretudo no Ohio, na Pensilvânia e no Mississipi. Falam entre si usando um dialecto, uma versão de "alemão" modificado e mantém crenças e costumes singulares como a proibição de usar botões na roupa e a obrigação de os homens deixarem crescer uma barba depois de se casarem (mas sempre sem bigode).
O tamanho e aspecto dos seus chapéus pretos está relacionado com o status social do dono. Os Amish de baixo estrato preferem usar chapeus de palha.

Vivem em quintas, da agricultura e da pecuária, constroem as suas casas e todos os móveis que há nelas, fazem quilts e a roupa que vestem. Pouco ou nada transacionam com o mundo exterior.
A arquitectura dos seus celeiros e casas é singular (cada casa é construída por todos os homens da comunidade em conjunto apenas com ferramentas tradicionais). O mobiliário é minimalista e belo. Os quilts são uma explosão de criatividade e as suas roupas são únicas.
Têm a sua própria música. Uma espécie de hinos cantados. Não tocam instrumentos porque é contra os desígnios de Deus.

 Amish

E têm conseguido resistir ao longo dos tempos às pressões do mundo exterior e manter o seu estilo de vida tradicional. Digo têm porque me alertaram para a existência de sites comerciais na internet que vendem tudo e mais alguma coisa Amish. Móveis (incluindo mobiliário para Hi-Fi e Pc's), visitas turisticas, Quilts, restaurantes, hóteis amish, passeios de charette, livros, antiguidades e souvenirs.
Também há uma série de sites supostamentem mantidos por Amishes genuínos.

 Amish
No site http://amish.net/, o mais completo deles todos, dezenas de lojas online vendem produtos apresentados como genuinamente Amish. Uma anuncia um móvel para microondas, outra um relógio digital. Tudo isto tem um grande cheiro a aldrabice e aproveitamento.

Mas depois surge uma loja online que me entusiasma. Chama-se
Lehman's e tem produtos que um verdadeiro Amish até poderá desejar: Petromaxes, Um corta relva a energia solar, Bombas de água para poços manuais, Frigoríficos a gás, uma máquina de lavar roupa a solar e outra com manivela e dois rolos. Nem a minha imaginação mais delirante consegue conceber que estas coisas existam.

Os Amishes não devem estar preocupados... Eles nem sabem bem o que é a internet e ainda bem para eles!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi, meu nome e Raul Sperotto, moro em Porto Alegre, RS, mas estou em Houston, TX por 2 meses. Passei o feriado de acao de gracas em West Unity, OH e tive a oportunidade de visitar uma comunidade Amish... cara, e incrivel, eles sao muito simpaticos e gostam de falar bastante, sao bem curiosos quanto a nossa lingua e ao nosso pais. E uma pena que nao apreciem tirar fotografias, eu tava louco pra tirar a camera do bolso e fotografar tudo e todos, mas tinham me alertado pra nao fazer isso. A unica foto que tirei foi dos cavalos que eles usam, e foi de dentro do carro. Nos entramos em uma bakeri (tipo uma padaria) e tinha um velhinho descascando macas pra fazer torta, e quando as menininhas (todas de vestidos azuis) nos viram e perceberam que falavamos outra lingua, vieram todas pra sala onde a gente estava, muito legal. Eu tbm acho que aqueles sites que vendem alguns produtos modernos e visitas sao roubada, nao devem ser verdadeiros amish's. E e como esta escrito no teu blog, os homens de chapeu, barba grande (sem bigode), as mulheres de vestido azul (sem botoes, elas prendem com joaninhas). Resumindo, muito legal, uma oportunidade unica que quem estiver passando por aquela regiao deve aproveitar. Gostei muito! Abracos!!

7:31 pm  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------