Veneza Afunda-se
Veneza debate-se com graves problemas.
Está a afundar-se!
A laguna tem cerca de 500 Km2 dos quais só 8% são terra firme, o resto está submerso ou semi-submerso.
A laguna comunica com o Adriático através de 3 entradas que deixam entrar e sair água e sedimentos consoante a maré e os ventos. O equilíbrio no interior do ecossistema da laguna de Veneza depende do balanço entre os sedimentos depositados no seu interior e a erosão. A tendência actual é para a erosão exceder a acumulação de sedimentos. O Lido, uma ilha que sempre serviu como barreira tem sofrido muito com a erosão natural e “humana”. E os Murazzi, barreiras construídas para deter o avanço do mar, são frequentemente destruídos, tendo-se tornado irrelevantes como muros de protecção.
No inverno, com a ajuda de ventos fortes (o Sirocco e o Bora), é normal o nível das águas por vezes subir anormalmente em Veneza - É a chamada Acqua Alta. Por norma a Acqua Alta dura apenas umas horas. Mas a frequência e a intensidade destas inundações tem vindo a aumentar. No inicio do Século XX a praça de São Marcos ficava submersa cerca de 10 vezes ao ano. Nos anos 80 registaram-se em média 40 ocorrências anuais em que a praça de São Marcos ficou submersa. Em 2000 um destes episódios submergiu 93% de Veneza atingindo uma altura de 65 cm acima da praça de São Marcos. Com a subida do nível das águas a nível mundial e com a degradação ambiental das águas em torno de Veneza o problema das inundações tende a agravar-se ainda mais.
As zonas de sapal em torno de Veneza já têm neste momento apenas um terço da dimensão que tinham no inicio do século XX. A zona perdida passou a estar submersa. Algumas técnicas de pesca usadas na zona destroíem a vegetação dos sapais deixando os fundos desprotegidos contra a erosão. As fundações dos edifícios que são assentes em estacaria de madeira estão sobre terrenos arenosos. Como a reposição de sedimentos é escassa as fundações têm vindo a afundar-se. Desde o inicio do Século XX o centro histórico de Veneza já cedeu 12 cm. Por causa disso é agora mais fácil haver episódios de Acqua Alta. Basta uma maré de 60 cm para haver inundação. A entrada de água cada vez mais salgada para os canais ataca o reboco e a estrutura dos edifícios, tornando as reparações cada vez mais difíceis e caras.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home