7.12.2005

Veneza Afunda-se


Venice lagoonVeneza debate-se com graves problemas.
Está a afundar-se!


A laguna tem cerca de 500 Km2 dos quais só 8% são terra firme, o resto está submerso ou semi-submerso.

A laguna comunica com o Adriático através de 3 entradas que deixam entrar e sair água e sedimentos consoante a maré e os ventos. O equilíbrio no interior do ecossistema da laguna de Veneza depende do balanço entre os sedimentos depositados no seu interior e a erosão. A tendência actual é para a erosão exceder a acumulação de sedimentos. O Lido, uma ilha que sempre serviu como barreira tem sofrido muito com a erosão natural e “humana”. E os Murazzi, barreiras construídas para deter o avanço do mar, são frequentemente destruídos, tendo-se tornado irrelevantes como muros de protecção.

Venice

No inverno, com a ajuda de ventos fortes (o Sirocco e o Bora), é normal o nível das águas por vezes subir anormalmente em Veneza - É a chamada Acqua Alta. Por norma a Acqua Alta dura apenas umas horas. Mas a frequência e a intensidade destas inundações tem vindo a aumentar. No inicio do Século XX a praça de São Marcos ficava submersa cerca de 10 vezes ao ano. Nos anos 80 registaram-se em média 40 ocorrências anuais em que a praça de São Marcos ficou submersa. Em 2000 um destes episódios submergiu 93% de Veneza atingindo uma altura de 65 cm acima da praça de São Marcos. Com a subida do nível das águas a nível mundial e com a degradação ambiental das águas em torno de Veneza o problema das inundações tende a agravar-se ainda mais.
Venice
As zonas de sapal em torno de Veneza já têm neste momento apenas um terço da dimensão que tinham no inicio do século XX. A zona perdida passou a estar submersa. Algumas técnicas de pesca usadas na zona destroíem a vegetação dos sapais deixando os fundos desprotegidos contra a erosão. As fundações dos edifícios que são assentes em estacaria de madeira estão sobre terrenos arenosos. Como a reposição de sedimentos é escassa as fundações têm vindo a afundar-se. Desde o inicio do Século XX o centro histórico de Veneza já cedeu 12 cm. Por causa disso é agora mais fácil haver episódios de Acqua Alta. Basta uma maré de 60 cm para haver inundação. A entrada de água cada vez mais salgada para os canais ataca o reboco e a estrutura dos edifícios, tornando as reparações cada vez mais difíceis e caras.

Venice

Os venezianos e o governo italiano juntaram um grupo internacional de experts para discutir o assunto e apresentar soluções. O Corila (consórcio para a coordenação das actividades de investigação relacionadas com o sistema da laguna de Veneza) tem uma webpage onde se apresentam os avanços que têm sido feitos para salvar Veneza num futuro próximo.

Em breve irei escrever mais sobre este assunto e as discutíveis soluções técnicas apresentadas...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------