10.13.2005

Diferenças

A Holanda é o país da União Europeia com maior densidade populacional. No entanto, quando a visitamos não damos por isso, graças ao excelente planeamento urbano. Não têm qualquer cidade com mais de um milhão de habitantes, nem subúrbios dormitório à portuguesa. Em contrapartida têm muitas cidades com entre 100 e 250 mil habitantes. As cidades têm assim o tamanho ideal para se viver sem os horrores do trânsito caótico e das horas que se perdem em transportes e paciência. E é extremamente agradável poder passear pelas ruas pedonais.

A consciência ambiental e os principios ecológicos estão bem enraizados na esclarecida população holandesa. Deslocam-se de bicicleta para percursos curtos e poucas são as cidades que permitem carros no seu centro. E nalgumas o centro pode ser uma área bastante grande. Todas as cidades são dotadas de abundantes e ultra-seguros parques de estacionamento em torno do centro. Mas trazer o carro para o centro da cidade não é de todo incentivado e o custo do estacionamento pode mesmo ser astronómico ( por exemplo 2.50 €/h no centro de Utrecht). Registe-se que há mais Km de pistas de bicicleta no país que Km de estrada.

bikebicicleta

As bicicletas na Holanda servem para transportar tudo e mais alguma coisa: grades de cerveja, cães gigantescos, 3 ou 4 crianças de cada vez... Os mais estranhos items passam por nós periclitantemente equilibrados em qualquer parte do corpo dos exímios equilibristas que as conduzem. Os Holandeses e as bicicletas são como os mongóis e os cavalos, já nasceram a saber andar naquilo!

bike bike

Frequentemente as bicicletas são dotadas de personalidade própria - condizem com os donos - E em ambos os casos a diversidade é enorme! As mais estranhas tribos cruzam-se connosco em cada esquina. De todas as cores, feitios, credos religiosos e alguns falando línguas incompreensiveis, estão perfeitamente integrados na sociedade. Liberdade total!

holandesesholandeses

De resto andar de bicicleta parece ser a única coisa que safa os holandeses de serem obesos como baleias. Alimentam-se quase em exclusivo de fast food e comem a qualquer hora. Um must são as batatas fritas com maionese. Vendem-se em toda a parte em pacotes king size, trazem carradas de óleo e sal e ainda uma inenarrável maionese industrial em cima.
Não faço ideia em que possa consistir a comida tradicional porque não encontrei nenhum restaurante com gastronomia holandesa, encontrar restaurantes vegetarianos foi um pesadelo e a sopa é uma coisa desconhecida em 99% dos restaurantes- quando existe é sopa de tomate de pacote.
Os conselhos dos empregados de mesa sobre os pratos mais adequados do menu para alimentar crianças com 2 anos poriam os cabelos em pé a qualquer nutricionista. O mais frequente - Hamburguer com batatas fritas! Claro que nunca comeu tal zurrapa! Entre os excelentes lacticínios holandeses, fruta comprada em mercados, restaurantes chineses escolhidos a dedo e os víveres que a previdente família levou, comeu que nem uma lontra!



0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------