10.12.2005

A Ciência é um Bem Público?

Francis BaconInteressante um artigo de Terence Kealey na Prospect de Outubro. Aparentemente sobre Francis Bacon (o político e filósofo, não o pintor), desenvolve-se falando da relação entre financiamento e desenvolvimento da ciência ao longo dos séculos, não esquecendo o nosso Henry " the Navigator".
Infelizmente "Henry" só tivemos um.

No Século XVI , já Bacon concluia que Espanha e Portugal lideravam o mundo porque descobriram e tiraram partido das riquezas de terras distantes- do oriente às américas. E como conseguiram isso? Bacon conclui que foi a invenção e aperfeiçoamento de instrumentos e meios de navegação que permitiu isso. Ou seja a Investigação Científica e a Tecnologia... "Knowledge was indeed power" diz ele no seu " The Advancement of Learning".

Com base nesse raciocínio Bacon propõe um modelo linear muito simples para o crescimento económico - A ciência gera tecnologia que por sua vez gera riqueza - e defende o financiamento da ciência pelos estados. No século XXI sabemos que estas relações entre ciência, tecnologia e crescimento económico são tudo menos lineares, mas há unanimidade quanto ao facto de a ciência e a tecnologia serem potenciadores do crescimento económico. Também sabemos que não só os estados têm interesse em financiar ciência, também há investimento feito pelo sector privado com benefícios visíveis.
Aliás, aparentemente, ao contrário do que Bacon defendia, o crescimento
económico está intrinsecamente ligado ao financiamento da ciência por privados e os financiamentos públicos parecem prejudicar a economia. É o que se defende num relatório da OCDE de 2003 "The sources of economic growth in OECD countries" (Existe um review). O relatório analisa os factores que contribuiram para o crescimento das 21 economias mais importantes a nível mundial entre os anos de 1971 e 1998. Conclui que apenas o financiamento privado de I&D contribuiu para o crescimento económico. O financiamento público não só não contribuiu como prejudicou o crescimento económico. Pessoalmente tenho algum cepticismo em relação a esta conclusão e só terei uma opinião bem formada quando tiver lido mais opiniões independentes. Mas em aparência e ao contrário do que Bacon defendia - A ciência afinal não é um bem público.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------