5.26.2006

Domingo na Praia

Vários remédios santos para acabar de vez com as dunas e o litoral:

  • A Erosão que passou de um processo natural a um perigo numa década por culpa do aquecimento global. No litoral norte português a nortada e o nível e força das águas desgastam a linha de costa como nunca antes o fizeram. A largura do areal é cada vez mais pequena começando a colocar casas em perigo. A urbanização caótica ao longo da costa não ajuda nada. Continuam a licenciar-se mamarrachos, prédios e vivendas de arquitectura duvidosa mesmo em cima da praia. Fica o consolo de que estas belezas arquitectónicas mais década menos década serão levadas pelo mar. A água tudo lava!
    erosion
  • O Fuel da lavagem de tanques ao largo que ninguém fiscaliza, das motas de água que infernizam os tímpanos e das barcaças dos pescadores desportivos, que empastela a areia e carameliza nas solas dos pés, marca presença em todas as praias juntamente com uma quantidade de detritos variados. Plásticos , vidros, cordas, embalagens de todo o tipo vindas do mar ou largadas por gente porcina pululam pela areia e resistem à viagem para o aterro. As manchas pretas de alcatrão alastram dos pés para as sandálias e destas para as tolhas de onde nunca mais se desagarram.
    erosion
  • O Povo que piquenica levando a casa às costas e trotando alegre pelas dunas. De monovolume qual cigano da feira, carrega-se mesas, cadeiras, tacho e panelas, colchões e bolas, tendas e rádio pimba, a avó e o bóbi, sem esquecer o inenarrável garrafão. Fazer um piquenique é uma alegria, comida a feijoada e arrotada a vinhaça, os adultos fazem a sesta ao som estridente de um emigrante portuga qualquer com trejeitos de mãos e muitos Olympias cheios. Enquanto as crianças saltitam ledas pelas dunas fora pontapeando uma bola e limpando o ranho às flores que arrancam, mijando na pouca vegetação que resta e atirando invólucros de Bollycao e latas de Pepsi para o chão. Mulheres balofas abanam-se afogueadas com páginas rasgadas à revista Nova Gente que mais tarde esvoaçarão pelos arrabaldes em remoinhos coloridos.
    povo

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------