5.22.2006

Eutrofização



A eutrofização é um problema de poluição das águas grave. Ocorre quando uma massa de água recebe um excesso de nutrientes, usualmente azoto ou fósforo, em grandes quantidades. Este excesso vai potenciar um crescimento desmedido de certos tipos de algas- o chamado Bloom- e desequilibrar o ecossistema. As consequências deste crescimento desregrado de algas são várias:

Alterações nas espécies do ecossistema, diminuição da biodiversidade, efeitos tóxicos, aumento de biomassa de fitoplâncton, consumo do oxigénio dissolvido na água tendo como consequência a morte dos animais que dele necessitam para respirar (e.g. peixes), água túrbida, cheiro e odores desagradáveis.

As causas da eutrofização são o uso intensivo de fertilizantes que adicionam nutrientes aos solos e são arrastados para cursos de água e os efluentes líquidos que são despejados em massas de água.

As fotos acima foram tiradas recentemente na Holanda e mostram um lago eutrofizado devido a excesso de adubos usados na agricultura nos terrenos em volta.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------