5.26.2006

gerar música



A caixa de música de Whitney gera composições musicais e imagens com padrões geométricos a partir de algoritmos matemáticos. A music algorithms faz uma coisa semelhante.
A ideia é ter um programa de computador que gera música a partir de alguns parâmetros dados pelo utilizador. O algoritmo atribui as tonalidades, escalas, linha melódica e sentido ritmico à composição.

A composição de acordo com um estilo musical é feita recorrendo a cadeias de Markov. O programa analisa previamente várias músicas desse estilo e infere um conjunto de dados estatisticos dessa análise. Com essa informação o algoritmo sabe que notas ou conjuntos de notas surgem com maior probabilidade a seguir a uma dada sequência de notas para esse estilo musical. É assim que gera uma nova música.

A imagem acima prova que é possível compor música a partir de qualquer conjunto de variações periodicas numéricas usando um algoritmo.


referências:
- David Cope webpage- Experiments in music intelligence.
- D. Cummerow slideshow- Composing music from numbers.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------