2.08.2007

Perfumes

3 componentes muito comuns e populares que aparecem em perfumes e colónias são o musk, o civet e o âmbar cinzento. Há mesmo gente que não compra perfumes que não tenham pelo menos um deles! Há mesmo marcas de perfume que os publicitam como sendo responsáveis por atrair parceiros sexuais.

O musk, o civet e o âmbar apesar de populares pouco influenciam o aroma final do perfume que são fixadores. Os perfumes são constituídos por 3 tipos de componentes maioritários: Um solvente, um fixador e a essência ou fragância. O solvente é um composto muito volátil que serve de veículo para aumentar a dispersão do cheiro, normalmente álcool etílico. É a maior parte do que está dentro do frasco, cerca de 99%. A essência que é o que realmente dá o cheiro ao perfume e é adicionada em quantidades muito pequenas. Costuma ser um óleo essencial extraído de plantas ou obtido por síntese no laboratório. Por último temos os fixadores que podem ou não ter cheiro. São compostos de baixa volatilidade cujo papel é retardar a libertação do aroma , ou seja permitir que cheiremos a perfume durante um período de tempo longo. Usualmente são produtos resinosos ou de origem animal.

Os nossos amigos musk, civet e âmbar são todos de origem animal e excelentes fixadores. Na verdade actualmente são utilizados substitutos feitos no laboratório porque obter estes produtos a partir de animais saí caro e tem alguns problemas éticos. Mas ainda recentemente eram retirados de animais!

Aqui chegamos à parte em que informo os meus leitores sobre o que são exactamente o musk, o civet e o âmbar!


O musk provém de veados macho de espécies que se encontram apenas no Nepal e Mongólia e a sua colheita pode ser feita se se matar o veado e em determinadas épocas do ano. O musk é na verdade uma secreção das glândulas sexuais do veado que surge apenas na época do acasalamento. O principal composto químico é uma cetona chamada muscona.

O âmbar cinzento é uma secreção biliar encontrada nos intestinos dos cachalotes com um cheiro peculiar e composta sobretudo por um éter terpénico e por uma substância cristalina, a ambreína.

O Civet é uma secreção da glândula perineal dos gatos almiscarados (civet cat em inglês). A glândula perineal claro está localiza-se no períneo dos bichos. Recolher Civet não implica matar o pobre gato almiscarado mas é um processo um tanto ou quanto doloroso, digamos mais doloroso que uma palpação prostática... Também não é um processo muito higiénico. O composto principal é também uma cetona, a Civetona.

Diga-se de passagem, alguns gatos almiscarados asiáticos eram famosos por ajudarem a produzir o café mais famoso do mundo e também um dos mais caros: Aquele cujos grãos de café passaram primeiro pelo sistema digestivo do gato almiscarado emergindo na sua forma de fezes pelo posterior do bicho e sendo ensacado para o consumidor logo de seguida. Uma espécie de colheita e torrefacção natural! Biológico e sem aditivos! Para compras use este link.


O grande interesse da indústria de cosméticos nestes 3 componentes como fixadores em perfumes, apesar do seu elevado preço, deve-se ao facto de serem todos feromonas. As feromonas são compostos químicos com um papel na atracção sexual. Apenas um pequeno senão, parece que são especificas para cada espécie. Portanto estes compostos não servem para atrairmos um belo Homo sapiens. Usar um perfume cheio de musk ou civet é garantia de ficarmos rodeados de veados com o cio ou gatos almiscarados em êxtase. No entanto para quem quiser variar a sua vida sexual faça compras neste link.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------