5.21.2007

Ooblecks

O termo Oobleck foi inventado pelo autor de literatura infantil Dr. Seuss no seu livro "Bartholomew and the Oobleck" . No livro o Oobleck é uma chuva cor-de-rosa e vermelha invocada pelo rei que se aborrece com a chuva e a neve normais. O Oobleck revela-se uma substância bastante chata que se pega a todas as superficies do reino tornando a vida muito díficil aos habitantes.
O termo generalizou-se e actualmente descreve um conjunto de fluídos não newtonianos com propriedades dilatantes. Um fluído não newtoniano caracteriza-se por ter uma viscosidade que é função da sua deformação. No caso dos dilatantes a viscosidade aumenta quando o fluído sofre acção mecânica sendo o fenomeno reversível.
Ou seja o Oobleck é uma substância com o aspecto de líquido que quando é manipulada adquire propriedades de um sólido. Isso mesmo pode ser visto neste video em que um piscina cheia com um Oobleck é usada para 2 pessoas andarem sobre a superficie ( comportamento de sólido), sendo que mais tarde uma das pessoas se afunda na piscina (comportamento de líquido).
Qualquer pessoa pode fazer um Oobleck em casa. Misture lentamente água com amido de milho até obter uma consistência cremosa. Se for para os miudos brincarem ponha-lhe uma pitada de corante!


Outros fluídos interessantes: Silly Putty, Ketchup (ambos com propriedades tixotrópicas).

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------