7.20.2007

Portuguese Man-of-War



Em tempo de férias e de praia cuidado com elas. As alforrecas, em inglês "Portuguese Man-of-War" e em espanhol "Carabelas Portuguesas" (O mundo a reconhecer que os portugueses no mar já foram perigosos e letais!) andam aí. O nome em inglês e espanhol deriva das semelhanças entre a vela enfunada das caravelas e a bolsa cheia de ar do animal.


A alforreca não é um animal mas sim uma colónia de organismos que dependem uns dos outros e actuam em conjunto - a bolsa flutuante é um organismo em si e os polipos que suportam os tentáculos outro organismo. Há ainda polipos com funcões diferentes - reprodução, detecção e captura de alimentação e os de defesa.

Os tentáculos do bicho injectam veneno que provoca uma irritação cutânea na zona picada ou pode mesmo causar a morte ao ser humano consoante o tipo de alforreca. Há alforrecas de vários tipos com diferentes toxinas. A caravela portuguesa é uma alforreca com uma longa cauda azulada e é das mais perigosas, dado que pode provocar um choque anafilático e mesmo morte( não é nenhuma das que aparece nas fotos).

Existem vários métodos tradicionais para acalmar a dor: A colocação de água morna na zona, a colocação de gelo (em contradição com a água morna) e o uso de vinagre ou de um composto amoniacal (a urina é usada em vários países com sucesso). Mas o melhor mesmo é ir rapidamente ao médico. Uma ressalva, se o tentáculo ainda estiver agarrado à pele não usar compostos amoniacais pois só vai provocar mais libertação de veneno. Nesse caso retire primeiro com uma pinça ou luvas o que estiver espetado na pele.





O melhor mesmo é não lhes tocar ou arranjar uma tartaruga para ir consigo de férias. Estas não só são imunes ao veneno como acham as alforrecas um petisco!


Labels: , ,

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Alforrecas e Caravelas Portuguesas não são equivalentes. As Caravelas Portuguesas ou Fisálias são seres do grupo dos cnidários, ao qual pertencem todas as alforrecas/medusas. Mas as Caravelas Portuguesas tem a particularidade de possuir uma "Vela" que contribui para o movimento delas ao venta já que não têm mobilidade própria ao contrário de outros organismos do grupo

5:01 pm  
Anonymous Anonymous said...

tá mal. as medusas sao organismos independentes enquanto que as caravelas portuguesas sao colónias de pequenos pólipos que agem em simbiose como se fossem um só animal

7:06 pm  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------