10.12.2007

Cheios de Pica

A Pica é encarada como uma coisa normal em crianças pequenas e grávidas, mas em adultos pode ser muito grave.
Da próxima vez que lhe der a Pica sente-se e espere que passe.

A Pica é uma desordem alimentar em que a pessoa sente um desejo irresistivel de comer coisas estranhas e passa à acção. Infelizmente os tipos de Picas mais comuns são por coisas pouco ou nada nutritivas como giz, carvão, terra e pó, papel, fezes...
Especialmente patológica é a Pica por poeira existente em estores venezianos (aquelas ripinhas indiscritíveis que existem no seu escritório. Nunca viu nenhum colega a lambê-las?). É veridico que se trata de uma das formas mais comuns de Pica.
Os perigos da Pica são vários, desde a ingestão de coisas não nutritivas passando pela ingestão de coisas perfurantes até ao envenenamento puro e simples.


Este post explica a origem da expressão estar cheio de pica para fazer algo (por analogia com doentes que padecem de Pica, o significado é o de sentir um desejo incontrolável para fazer algo). A palavra Pica vem do latim e é o nome de um pássaro- a pega rabuda (em latim Pica pica) -conhecido por comer tudo e mais alguma coisa. É provável que o verbo picar em português também provenha daqui, não sei.

Quanto às razões biológicas que provocam a Pica, apesar da pouca investigação existente em torno desta doença, parece consensual que tal como as grávidas que também sentem uma Pica moderada estes doentes apresentam uma deficiência em ferro no sangue, i.e. são anémicos, independentemente de poderem ou não ter outros problemas do foro comportamental ou mental.

A Pica também foi observada em cães. Portanto se o seu fiel amigo roí insistentemente chinelos e come o jornal em vez de lho trazer leve-o a fazer umas análises- o bicho tem Pica!


Um
artigo científico sobre a Pica.

Labels:

1 Comments:

Blogger ContorNUS said...

gostei de aqui âncorar os sentidos...;) voltarei

11:43 am  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------