10.01.2007

Nano Aldrabice ou avanço científico?

O preservativo (feminino) líquido chinês da foto acima é apresentado com o nome "nanometer-silver cryptomorphic condom"- NCC. Supostamente contém Nanopartículas de Prata.
A empresa que o fabrica diz que este liquido anti-séptico é capaz de formar uma barreira eficaz dentro da vagina contra todas as doenças sexualmente transmissíveis, previne a gravidez e é ainda um lubrificante.
Porque será que empresa que é em parte canadiana não vende este produto no Canadá e só o vende no mercado chinês??

Afinal o que pode haver de inovador neste produto? Já existem antisépticos vaginais com função lubrificante há muito tempo, o que ainda não havia até agora era um que também evitasse a gravidez. O facto de um liquído poder evitar a gravidez não me parece nada de especial. Basta matar os espermatozoídes ou os óvulos ou ambos...
Quanto ao uso de nanopartículas de Prata para esse fim, acho muito duvidoso, se fosse cobre talvez eu até acreditasse. Primeiro porque à prata não é reconhecida até à data nenhuma capacidade de evitar a gravidez. Por outro lado o cobre sempre foi usado em DIU´s porque é um reconhecido espermicida.
E será mesmo preciso serem nanoparticulas ou basta serem particulas com um tamanho maior? O uso de nanodimensões num produto destes parece claramente um desperdicio ou mera manobra de marketing.

Quanto à possibilidade de haver mesmo nanopartículas de prata neste produto e dos perigos que daí possam advir leia-se isto. É que pelo menos desde que existem minas de carvão e amianto que se sabe que materiais finamente divididos, basta serem milimétricos não é preciso descermos aos nano, são extremamente perigosos dentro do corpo humano.
A prata é utilizada em muitas pomadas para queimaduras pelas suas propriedades cicatrizantes e embora não seja tóxica na forma metálica tem vários sais que são suspeitos de carcinogenicidade. Mas convenhamos que untar a pele com uma pomada é uma coisa e meter prata numa vagina é outra!
A acumulação da prata em tecidos causa argiria, uma doença que deixa a pessoa azul. O senador americano Stan Jones (ver foto) teve esse problema depois de fazer um tratamento com prata. Stan Jones got the Blues!
Há sempre a possibilidade de usarmos intensivamente o NCC e passarmos a ter uma castiça vagina azul ou um lindo pénis indigo!

Para o consumidor, os maiores problemas deste tipo de produtos que usam nanoparticulas são mesmo a falta de legislação. Há um vazio legal por se tratar de um produto fruto de descobertas cientificas recentes. Desta forma não existe nenhuma entidade que regulamente, fiscalize ou se certifique que o produto é seguro. Nos países de 1º mundo, as entidades reguladoras optam normalmente por não deixar que este tipo de produtos entrem no mercado sem um complicado processo de testes, mas em países como a China isso não acontece. Estes produtos são testados em mercados como o mercado chinês pelas multinacionais com a certeza de que se forem perigosos ou ineficazes não haverá consequências maiores para o fabricante. O lucro é muito mais importante que a ética.


Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------