9.20.2007

Brincando com o fogo

Uma Tesla Coil (bobine de Tesla, numa tradução livre para português), cujo nome provém do do Sr. Tesla, é um transformador muito simples que pode gerar uma tensão muito elevada, nas calmas 150 kV com um brinquedo caseiro. Podem ter vários formatos e são fáceis de construir mas não aconselho ninguém a entreter-se se tem poucos conhecimentos nesta área pois é bastante perigoso.
Geralmente, entre outras aplicações, são usadas para fazer demonstrações de alta voltagem em museus da ciência, porque incluem um faiscador que provoca efeitos visuais intensos.

Existe uma série de entusiastas que se dedica a brincar com este tipo de coisas. Um dos maiores tarados deve ser o sr. da foto abaixo.
Um australiano de 40 e tal anos que tem um site com milhares de fotos e videos das suas experiencias caseiras com electricidade. O site também tem links interessantes, para quem quiser saber mais sobre electricidade e electrónica. As experiências são certamente das mais criativas que já vi.


Para além das brincadeiras com as tesla coils e com gaiolas de Faraday, o site também inclui explosões e queimaduras em vários materiais causadas por manipulação de corrente electrica (alta e baixa voltagem, pulsos etc..). A secção de electrónica e física contém vários tipos de laser, fluídos ferromagnéticos, levitação magnética e dicas para a construir/ver estes fenomenos através de experiências caseiras.


link do site: TESLADOWNUNDER

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------