2.19.2008

Alexandra David-Néel

Alexandra David-Néel, nascida Louise Eugénie Alexandrine Marie David era uma mística e exploradora francesa, feminista com uma faceta levemente anarquista e uma fortuna considerável. Alexandra, que era budista, viveu no tibete durante 14 anos (como eremita durante algum tempo), tornou-se lama e escreveu dezenas de livros sobre religião, viagens e espiritualidade. Atribuia a sua longevidade à meditação e ao budismo (viveu 101 anos). Com 20 anos já tinha viajado sózinha por uma parte da Europa e pela India após fugir de casa. Seguiu-se o Tibete, a China, o Japão, a Mongólia, a Coreia, a Tunísia (onde conheceu o futuro marido) e a URSS. Tudo isto não seria nada de especial se fosse hoje, mas aconteceu no Séc.XIX e inicio do Séc.XX.

Em 1912 Alexandra avistou-se com o Dalai Lama (13º) e esteve em Lhasa que na altura estava interdita aos ocidentais. Foi a primeira mulher ocidental a pisar solo tibetano. Durante a 2ª guerra mundial atravessou a China e a URSS. Esteve na China durante a guerra civil e durante a segunda guerra sino-japonesa. Dedicou-se ainda ao canto lírico durante um breve período tendo adquirido alguma notoriedade como soprano. Frequentou a Sorbonne numa altura em que não era permitido às mulheres matricularem-se lá. Estudou em Londres e falava fluentemente várias linguas. Aos 100 anos ainda solicitou a renovação do passaporte em França!


referências:

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------