7.25.2005

Contexto

Um teste feito por psicólogos que investigam processos cerebrais mostra que o contexto não é desprezável para o cérebro humano. O mesmo teste, ou melhor um teste cujo processo de raciocínio para se chegar à solução é igual, mas apresentado num contexto diferente origina uma percentagem de respostas certas completamente diferente em cada caso (o teste foi realizado pelos mesmos indivíduos). No primeiro caso temos resultados desastrosos, no segundo caso os resultados são bons. Vejamos em consistem:


Primeiro teste: você recebe 4 cartas. Cada carta tem um número num lado e uma letra no outro. Indique apenas a carta ou as cartas que precisa de virar ao contrário para ver se alguma das cartas viola a seguinte regra: Se uma carta tem um D num dos lados, ela tem um 3 no outro lado.

logical1

Segundo teste: você é segurança num bar. Você tem de fazer cumprir a seguinte regra: Se uma pessoa estiver a beber cerveja, ela tem de ter 21 anos. As quatro cartas abaixo representam cada uma um cliente do bar. Um lado mostra a idade do cliente e o outro o que ele está a beber. Escolha apenas as cartas que precisa de virar para ter a certeza que ninguém está a violar a regra.
logical1


Apenas 25% das pessoas acerta no primeiro teste, enquanto no segundo teste acertam em média 65% dos individuos. Trata-se de testes que envolvem o mesmo raciocinio lógico. Se A então B, mas quando postos num contexto puramente abstracto dão origem a uma taxa de falhanços muito maior que se estiverem num contexto de "vida real".


Este post foi construído com base num post de Karl Zimmer no blog the Loom escrito em maio último.

1 Comments:

Blogger A. R. Ray said...

resposta aos testes:
teste 1: cartas "D" e "5".
teste 2: cartas "Beer" e "17"

11:56 am  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------