7.21.2005

Viagens : Eslovénia II

slovenian Karst
A foto acima foi tirada na nascente do Soca River nos Alpes Julianos na Eslovénia. A foto não foi manipulada, a cor da água é mesmo a original. Infelizmente, não tenho aqui à mão uma série de outras fotografias que mostram o rio mais para jusante. É de uma beleza singular e a sua cor é um turquesa violento.

Esta cor é causada por aquilo que se chama o Karst. O nome Karst tem aliás origem Eslovena/Croata. O Karst é nada mais nada menos que um tipo de terreno que existe em locais ricos em pedra calcária. Este tipo de pedra é facilmente dissolvida pela água de rios e aquíferos, dando origem a grandes sistemas de grutas ou surpresas como água que jorra a 50 m de altura de um paredão rochoso. Também são frequentes formações cálcareas interessantes (mais interessantes que simples estalactites e estalagmites) quando há redeposição de sólidos. Gosto particularmente das formações helicoidais. A Eslovénia tem as maiores grutas da Europa, em Postojna, que contém Proteus anguinus autênticos.

A água do Soca é levemente ácida devido ao ácido carbónico que contém. Materiais húmicos e fúlvicos (os que dão a cor acastanhada ou avermelhada à agua) que são comuns nos nossos rios estão quase ausentes das suas águas. O leito do rio contém muito poucos materiais terrosos. É practicamente só calhaus. Isso torna-o num rio com um aspecto paradísiaco ideal para nadar, pescar (contém uma variedade de truta muito afamada- A
marmoreada) e fazer rafting. Nas margens cultiva-se vinha com bons resultados finais comprovados por moi même e para quem se quiser arriscar a região é muito boa para practicar parapente!

Link para Post anterior sobre a Eslovénia
página com informação turistica interessante

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------