7.19.2005

Kudzu

De como as soluções por vezes são um problema ou traduzido em sabedoria popular "mais vale prevenir que remediar". Há umas décadas atrás o problema da desertificação no sul dos EUA foi resolvido tirando da cartola uma solução brilhante: Importou-se da Ásia um bonita plantinha ornamental que tinha a particularidade de conseguir sobreviver quase sem água e em qualquer tipo de solo: o Kudzu. O Kudzu ou Kudzu vine não precisava de cuidados e crescia bastante bem protegendo o solo.
Solução brilhante!
O Kudzu rapidamente demonstrou porque não é uma planta autóctone Norte-Americana e porque não o deviam ter plantado por lá. Tornou-se uma praga impossível de combater. É uma trepadeira que cresce a olhos vistos em qualquer terreno, mata todas as outras plantas e árvores que apanha pelo caminho e os seus caules tornam-se grossos troncos em pouco tempo. Se a cortam ou a arrancam torna a crescer passado algum tempo se não arrancarem todas as raízes. A maior parte dos herbicidas não funciona. No inverno parece um emaranhado de lianas mortas e secas, mas na primavera o que parecia morto volta à carga cobrindo-se de folhas verdes.

Ainda não percebi como é que na terra da oportunidades ainda ninguém inventou nenhum produto feito à base de Kudzu que se venda por balúrdios...

Em baixo uma foto de kudzu que tirei num estado sulista. Para se ter uma ideia da escala, o Kudzu à direita está a cobrir várias árvores com a altura de um camião TIR.

kudzu


0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------