7.22.2005

Fraternidades e Irmandades

Quando se aterra num campus universitário norte-americano pelo meio de várias coisas estranhas deparamo-nos com as intrigantes Fraternidades.
As fraternities e as sororities são organizações estudantis, respectivamente para homens e mulheres, comuns em universidades norte-americanas. Salvo raras excepções o seu nome é formado por 2 ou 3 letras do alfabeto grego. O objectivo primordial destas instituições era estabelecer uma comunidade de estudantes que se auto-ajudavam nos estudos e em actividades em prol do bem comum e promover capacidades de liderança entre os membros.

Os membros de uma fraternity partilham vários rituais secretos alguns com laivos de cerimónia maçonica e vivem juntos na mesma casa que se encontra dentro do campus universitário. As "houses" estão identificadas com o nome da fraternity na fachada. Não têm qualquer semelhanças com as portuguesas "repúblicas" coimbrãs. Frequentemente são mansões opulentas e luxuosas que para além de albergarem os membros servem para vários eventos sociais e culturais.
fraternity
Na foto acima tirada num verão quentíssimo temos a house da Gamma Phi Beta na Universidade da Georgia. Uma sorority fundada em 1874 com uma particularidade especial, cunhou o termo sorority. Foi fundada com base em princípios feministas e progressistas. Dentre os seus alumni contam-se vários prémios Pulitzer e uma astronauta da NASA.

Os membros das fraternities são criteriosamente seleccionados. Têm de representar uma mais valia: Ter dinheiro, Ser um estudante com grandes capacidades ou provir de uma familia influente e com pergaminhos. Os Alumni contribuem frequentemente com grandes somas em dinheiro para a sua antiga fraternity o que permite manter o estilo de vida dos membros.

Algumas fraternities são especificas, aceitando apenas como membros pessoas de uma mesma etnia, religião ou curso - Os membros são asiáticos (pi alfa fi), Os membros são homosexuais (delta lambda fi), os membros são judeus (alfa epsilon pi), Os membros são estudantes de engenharia (fi sigma ro).


0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------