10.13.2005

Cultura

As visitas culturais na Holanda incluíram uma rápida passagem por vários museus importantes. (Amsterdão foi excluída porque a visito frequentemente). Altamente recomendáveis foram:

O Boijmans de Roterdão: De tudo um pouco. Surrealistas, Pop art, alguns impressionistas e Old Masters. Uma secção contemporânea bastante boa. O meu favorito: A torre de babel de Bruegel, cujos detalhes magistrais não se conseguem ver na foto abaixo.
Na secção dos surrealistas um casal de putos com menos de 20 anos, quase que se babava para cima dos Dalis. Tomei nota mentalmente, que só em sociedades evoluídas como a Holandesa era possível ver jovens daquela idade a apreciar quadros em museus. Quando cheguei mais perto deles, estava a miúda fascinada a dizer ao rapaz: - Nunca tinha visto um Dali ao vivo.....
Eram portugueses! Os meus complexos de inferioridade cultural levaram logo ali uma bofetada bem dada...

babel

O Mauritshuis em Haia: Colecção pequena de grandes mestres, sobretudo Rubens e Rembrandt, enfase no Séc. XVII. A abarrotar de turistas americanos que queriam ver rapariga com brinco de pérola de Vermeer, um quadro medíocre quando comparado com outros do autor, na minha pouco humilde opinião. Enfim, os americanos viram um filme e descobriram que aquele quadro existia!
O meu favorito: A lição de anatomia de Rembrandt (lamento mas não tenho fotografias deste).

O Gemeentemuseum de Haia: O meu interesse particular neste museu era a colecção de Mondrians bastante compreensiva. O museu tem sobretudo arte moderna. O edifício que o alberga foi projectado por um dos pioneiros da arquitectura moderna holandesa, Hendrik Berlage, e gerou polémica na época. É fácil perceber porquê: Eu senti que oscila perigosamente entre o Kitsch saloio piroso e uma obra de arte radiosa e perfeita. Não há outra forma de o dizer, oscila um milimetro mais para a esquerda e era grotesco, um milimetro mais para a direita e era sublime. Que dizer de galerias e corredores que acabam abruptamente, sem saída, onde temos de voltar para trás. E de escadarias cujas paredes foram pintadas com riscas pretas e brancas a fazer motivos geométricos que provocam ilusões ópticas nauseantes... Contudo poderia ter sido projectado a semana passada de tão modernas que são as soluções arquitectónicas.
O meu favorito: Victory Boogie Woogie de Mondrian.

mondrian


E por último visitou-se o já citado Kröller-Müller.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------