10.31.2007

Jogar à Sueca



O IKEA ("A" IKEA parece-me uma aberração), esse mago do design descartável para pobrezinhos que já tem mais uma loja em Portugal começa a sofrer do mal de todas as empresas de grande dimensão. Apesar da mão de ferro com que a familia do proprietário gere o negócio, passando o dinheiro por uma fundação que aparente não é nada benemérita, a imagem de marca que se pretende homogénea internacionalmente começa a mostrar pequenas nuances heterógeneas e não vêm por bem.

Recentemente adquiri lá uns módulos para fazer umas estantes lá em casa. A ferramenta de planeamento de estantes online não existe no site IKEA.pt , mas indo ao site belga podemos usar uma útil ferramenta de planeamento online para as linhas BESTA, BILLY, LACK, IVAR e etc... Permite escolher módulos, cor e configuração e no fim calcula o preço total e lista todos os componentes podendo imprimir-se todos os bonecos e listas. Vá-se lá saber porque é que não existe no site português? (os próprios empregados do IKEA que trabalham na secção de estantes não sabiam que nos sites de outros países existe este software...).

De seguida tentei comprar uma torre BENNO para cds com a mesma cor da estante (velatura preto/castanho). Resultado: tive de comprar preto brilhante porque não há da outra cor. Uma saltada ao site IKEA.jp, mostra que no Japão o acabamento que eu queria é popular e está disponível!

E será mesmo preciso irmos às lojas deles sempre que precisamos dos catálogos detalhados para cada linha de móveis (os que vêm em papel craft com todas as dimensões). Não... Basta irmos ao site IKEA dos Emirados Árabes Unidos e fazer o download em buying guides.
E se perdermos o folheto com as instruções de montagem? Vamos ao site IKEA dos estados unidos e fazemos o download que estão lá todos. Pois, mas no português não há? Será que os portugueses não perdem folhetos....

3 perguntas na secção de colchões permitem concluir que os malditos empregados em part-time que eles lá têm não sabem da poda:
- Que tratamento anticorrosão têm as molas dos colchões? não sabem
- Que tratamento antifogo têm os colchões de espuma ? não sabem
- Os colchões de molas A e B descritos no catálogo como exactamente iguais em termos de materiais de construção e estrutura têm graus de firmeza diferentes porquê? não sabem


Eu podia continuar por aí fora... mas a moral da história parece ser que estes suecos com as suas almondêgas minúsculas e sensaboronas não gostam de nós, os portugas.

Claro que eu nunca monto móveis IKEA como eles sugerem e normalmente um móvel deles dá-me para fazer 2 ou 3 móveis diferentes, frequentemente misturando "restos" doutras cousas que encontro na garagem. As prateleiras que sobraram dos módulos que comprei vão já para fazer um "estricalobico" minimal, o que quer que isso seja! E vai incluir dezenas de caixas para pôr CDs do continente que eu lá tenho.
Recentemente descobri que não sou a única pessoa a sofrer destes achaques e que existe um site dedicado aos IKEA Hackers.
Só tenho pena é que estes tipos não vendam prateleiras extra para os módulos que comprei. Pelo menos em PT..será que noutros países vendem??



0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------