3.31.2005

Mulheres e discriminação I

Um post sobre o intrigante desaparecimento progressivo dos profissionais de sexo feminino à medida que se sobe na hierarquia académica e/ou profissional. Vejamos alguns dados compilados pela UNESCO recentemente para a europa (1999/2000):

Percentagem de mulheres com um curso superior (licenciatura) - % relativa em relação aos homens:



Portanto na maior parte da europa ou há mais mulheres com curso superior que homens ou estão quase em igualdade (exceptuando a Turquia e a Suiça onde os homens licenciados estão em clara maioria).

Percentagem de mulheres doutoradas - % relativa em relação aos homens:


Mas existem proporcionalmente mais homens doutorados que mulheres (com uma honrosa excepção para a Letónia). Mas aparentemente poucas dentre essas mulheres seguem uma carreira de investigação (pelo menos na Europa que as formou), senão vejamos,

% de mulheres investigadoras- % relativa em relação aos homens:


O que fazem as mulheres doutoradas??? Não parecem seguir a carreira académica nem a de investigação.

O mesmo relatório da UNESCO também nos informa que a nível mundial as mulheres investigadoras só são maioritárias em países onde se investe muito pouco em investigação (portanto empregos com salários baixos quase de certeza….).

Conclusão a discriminação existe e persiste mesmo entre pessoas “educadas”. Neste caso nem sequer falamos de discriminação de uma minoria, mas sim de discriminação de uma maioria! E estão a perder-se recursos humanos preciosos!

UNESCO, “EFA Global Monitoring Report 2003/4. Gender and Education for All. The Leap to Equality”, UNESCO Publishing, Paris, 2003.

Labels:

2 Comments:

Blogger Carla de Elsinore said...

vi o seu comentário no conta natura, aproveito para conhecer o blogue e para lhe deixar uma indicação - também o fiz lá - que talvez possa interessar-lhe

a-linha-dos-nodos

6:47 pm  
Blogger A. R. Ray said...

Obrigado.

9:17 am  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------