7.26.2005

Ranking de Universidades

burro Um mal-amanhado artigo publicado no jornal Público de ontem dá conta da existência de um estudo recente que faz um ranking de universidades. A peça jornalistica, se assim lhe posso chamar, não diz de que estudo se trata e o seu autor é apenas apresentado como um ex-reitor como se esse facto tornasse alguém habilitado para fazer rankings (o nome Sousa Lobo só surge lá para o meio da notícia).
O artigo não explica quais os critérios usados para fazer o ranking, nem nos elucida sobre locais onde possamos comprar ou consultar o estudo.
A universidade do Minho é apresentada como a universidade de ....Braga! E fala-se em docentes "de carreira", seja lá o que isso for.
O artigo continua no mesmo tom comparando o sistema universitário português com o norte-americano- é como comparar alhos com bugalhos!

Mais um exemplo do bom jornalismo que se practica actualmente em Portugal.


Perguntei a várias pessoas se sabiam que estudo era este. Ninguém sabe. Conclusão é uma espécie de estudo fantasma que chegou para assombrar os meios académicos. A altura em que vem não podia ser melhor: Estamos na fase de candidatura dos alunos ao ensino superior. O que levanta a suspeita de poder ser um estudo patrocinado por algumas instituições funcionando como propaganda encapotada. Os media em Portugal estão cada vez mais abjectos...


Quanto ao estudo propriamente dito, do pouco que se diz no artigo também parece comparar alhos com bugalhos:


Mesmo sem ler este estudo e sem saber mais sobre a metodologia não exito desde já em classificá-lo como mais um caso de estatística patética!

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------