Clonagem de Abortos
Se vem à procura de um post sobre genética e medicina desengane-se. Isto é sobre Margarida Rebelo Pinto (MRP), uma produtora de abortos em série que, por acaso ou não, são clones uns dos outros.
Nunca me interessaram mesmo nada as "obras" desta Sra. Sem preconceitos já folheei várias vezes livros desta autora em livrarias e achei mauzitos, por isso não comprei. E quando os meus amigos troçavam da literatura light cá do burgo sempre defendi este tipo de literatura de hipermercado porque achava que tem o grande mérito de pôr os portugueses a ler. Antes não liam, agora lêem livros maus. Eu achava isto um progresso. Mudei radicalmente de posição esta semana. Deixei de achar que isto possa ser um mérito.
Foi depois de ler uma série de posts do João Pedro George (JPG) no Esplanar. O JPG deu-se ao trabalho de ler todos os livros da MRP (5 romances e 3 colectâneas) e numa série de excelentes posts (a começar neste) disseca a obra.
A triste conclusão é que estes livros são mais que maus, eles são mesmo deploráveis para além do imaginável. JPG conclui que além de escrever mal, MRP escreve basicamente sempre o mesmo livro (os mesmo estereotipos, as mesmas situações, os mesmos cenários) e além disso ainda nos brinda com uma enorme desonestidade - MRP copia frases, trechos e até páginas inteiras de uns livros para os outros. Um caso sério de autoplágio!
Particularmente hilariantes são 2 posts (I, II) que agrupam excertos de expressões pitorescas que surgem nos livros de MRP. A maior parte destas expressões está para além da compreensão humana. Exemplos como: “sorriso iluminado a azul”, “raparigas confusas e desarticuladas com menos neurónios do que um goraz acabado de pescar” , "atira-se para o outro lado da cama qual porco depois de correr a mini maratona", “o Pedro era uma couve”, “calotes sentimentais” , "mesada afectiva", "cara de coelho estúpido" aguardam-nos ao virar de cada página. Este Natal já sabe o que oferecer aos seus inimigos.
2 Comments:
O problema é que o próximo romance de MRP, certamente mais uma cópia descarada dos anteriores, será um exito de vendas!
Parabéns ao Figmento.
estes autores de best sellers são um bocado como as ondas - depressa nascem, depressa morrem. As vendas dos livros desta Sra tem vindo a diminuir a cada novo livro. Se calhar os leitores já perceberam que é sempre o mesmo livro...
Post a Comment
<< Home