10.20.2005

Gripe das Aves

gripe das aves

A gripe das aves é um tipo de gripe que em princípio só afecta aves. No entanto, desde 1997 registaram-se casos em humanos. A doença é extremamente contagiosa entre a população de aves. A infecção é feita sobretudo através das fezes das aves, mas segundo os peritos as secreções nasais e a saliva também podem disseminar a doença.


O virus da gripe A tem diferentes variantes que se caracterizam por terem determinado tipo de proteínas na superfície do virus. Existem 16 variantes HA (hemaglutinina) e 9 variantes NA (neuraminidase) e ainda várias variantes que combinam proteínas HA e NA.
Todas as variantes do vírus da gripe A têm sido encontradas em aves. Nos humanos apenas ocorrem as variantes H1N1, H1N2 e H3N2 do vírus da gripe. Pelo menos assim era até recentemente. Mas o vírus da gripe é muito adaptável e sofre mutações frequentes, podendo vir a desenvolver novas variantes capazes de infectar humanos sem que se consigam desenvolver vacinas e tratamentos a tempo. Parece ser o que está a começar a acontecer.

A variante que está a revelar-se muito mortífera para as aves, a H5N1, contaminou alguns humanos na Ásia e dizimou milhares de aves nos últimos anos. O risco de transmissão a humanos é considerado muito baixo e sempre que houve transmissão a humanos estes não contaminaram outras pessoas, segundo a OMS. Mas as causas de alarmismo das autoridades mundiais são justificadas: O vírus é extremamente mortífero e não há vacina, o que significa que se o vírus conseguir desenvolver variantes que contaminem humanos e se espalhem facilmente, milhões de pessoas morrerão.

Os países do primeiro mundo estão a fazer stocks dos poucos medicamentos actualmente existentes que se sabe conseguirem aliviar os sintomas- com os princípios activos oseltamavir e zanamavir. O Tamiflu da Roche é um deles, mas o Tamiflu não mata nada apenas dificulta a replicação viral. O desenvolvimento de vacinas poderá demorar mais tempo que a pandemia!

Para já sabe-se que nas aves, o vírus já se espalhou da Ásia para as portas da Europa, tendo chegado à Rússia, à Turquia, à Romania, à Bulgária e à Grécia. 2 Notícias recentes (
I, II) davam conta de grupos de investigadores que diziam ter desenvolvido vacinas eficazes para humanos, no que parece ser apenas uma corrida para ganhar 5 minutos de atenção dos media, já que os medicamentos deste tipo precisam de testes clínicos longos e em situações de exposição à doença reais para se comprovar a sua verdadeira eficácia.


Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------