10.14.2005

criopreservação de células estaminais


Proliferam rapidamente em Portugal empresas especializadas em criopreservação** de células estaminais* do cordão umbilical. Só este ano foram criadas 2 (Bioteca e Bebévida) e já existia 1 (Crioestaminal) a operar no mercado português anteriormente. Vendem todas a mesma coisa- Um kit de recolha de sangue do cordão para a altura do parto e a criopreservação do que é recolhido com esse kit durante 20/25 anos. Todas elas vendem um serviço que não inclui informar os potenciais clientes da utilidade real do que é recolhido e criopreservado.

Os biotecnólogos deste país parecem não ter ideias nenhumas para criar empresas úteis e produtivas. Como não têm estofo para mais decidiram copiar o que uma empresa já fazia em Portugal, quando parece óbvio que não há mercado suficiente para 3 empresas destas em Portugal. E decidiram logo copiar um serviço que do meu ponto de vista é muito pouco correcto eticamente. Não é ético porque.
- não é explicado aos clientes que as hipóteses reais de utilização desse sangue para curar o que quer que seja são baixíssimas.
- não está comprovado que seja possível preservar células estaminais durante mais de 15 anos em condições de serem utilizadas.


As 3 empresas que vendem este serviço, ao omitirem informação relevante sobre o assunto ao comprador, vendem na realidade gato por lebre. E cobram caro por um serviço que não vai além de meter um saco com sangue num congelador sofisticado. Digo não vai além de porque nenhuma destas empresas faz ou está ligada a hospitais ou unidades de investigação cientifica em medicina, não havendo lugar no contrato para o comprador vir a colher beneficios dos resultados que poderiam advir de investigação futura em células estaminais. Qualquer uma desta empresas cobra cerca de 1000 Euros por este serviço.

Numa entrevista o responsável pela empresa Bioteca, o Dr. Gonçalo Cabrita, diz que a empresa espera facturar no próximo ano, um milhão de euros. Uma pipa de massa pelo aluguer de um espaço no congelador! O Dr. Cabrita precisou de 2 pós-docs e um doutoramento no estrangeiro para criar uma empresa que é uma réplica fiel de outra que já operava no mercado português e que vende um serviço duvidoso. Com tanta formação podia ter tido uma ideia mais inspirada e original!


Quais as limitações da utilização destas células?
Em teoria poderão grande ter utilidade no futuro, mas actualmente o número de problemas de saúde em que se podem utilizar é muitíssimo limitado e não irá aumentar num futuro próximo. Têm sido utilizadas quase exclusivamente para tratamento de leucemias.
Um problema é o facto da quantidade de células recolhidas ser muito pequena (O cordão umbilical tem um volume de sangue pequeno), o que implica que o tratamento com estas células está limitado a crianças de tenra idade pois quando se necessita de mais volume de sangue para fazer a transfusão já não é possível. É portanto uma estupidez guardar as células durante 20 ou 25 anos quando estas só são úteis para transplantes em crianças muito pequenas. As técnicas utilizadas para contornar este problema e tentar tratar adultos não têm resultado.
Um outro grande problema é o facto de se o dador tiver anomalias genéticas, as células estaminais terem a informação genética dessas anomalias (isto é, não podem ser usadas para curar este problema, o que acontece por exemplo na leucemia).

Afinal como podem ser utilizadas estas células do cordão umbilical?
Estas células podem usar-se para transplantes no próprio dador. Uma necessidade muito rara- apenas 1 em cada 20 mil pessoas até aos 20 anos necessita deste tipo de transplante. Ou podem ser usadas em transplantes para receptores compatíveis. Evidentemente que quando se trata de bancos de células estaminais públicos a probabilidade das células virem a ser usadas é muito maior, mas no caso destas empresas a amostra recolhida destina-se unicamente ao cliente e familiares e não está disponível para outros receptores, reduzindo drasticamente as hipóteses de utilização.
A nível mundial o número de intervenções em que foram usadas células estaminais é actualmente de cerca de 3000 (isto mostra como é raríssima a sua utilização).


Quando é que devemos fazer a recolha e preservação do sangue do cordão umbilical?
Actualmente apenas se justifica se na sua família existem casos ou risco de leucemia, mas o melhor é consultar um médico especialista antes de decidir.



* Células estaminais - células indiferenciadas que podem replicar-se e transformar-se em vários tipos de células diferenciadas. Por essa razão têm sido apresentadas como uma esperança para regenerar tecidos afectados por doenças.
** Criopreservação - congelamento a temperaturas muito baixas ( cerca de -200ºC) em azoto liquído.



Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------