11.09.2005

Hologramas II e Fantasmas

peppers ghost

Afinal parece que a técnica usada no espectáculo MTV referido no post anterior não era holográfica. Segundo o Times Online, trata-se de outra técnica que também utiliza espelhos e lentes mas que não são hologramas. Em vez disso implica fazer uma projecção num filme translúcido usando o chamado Pepper´s Ghost (Fantasma de Pepper) assim chamado em homenagem ao seu criador, John Henry Pepper. Neste caso não foram projectadas pessoas, mas sim animações 3D.

A empresa responsável pela produção é de Londres e chama-se
Passion Pictures, mas o site da empresa é decepcionantemente parco em explicações. Em alternativa, os sites Pepper's Ghost e Physics Toys dão-nos uma boa ideia de como conseguir esse efeito e mostram interessantes exemplos. Com as explicações destes sites é possível fazer a experiência em casa com um mínimo de conhecimentos de física.

peppers ghost

Observando a figura acima vemos tudo o que está em causa para gerar o "fantasma: No backstage alguém em carne e osso actua fazendo tudo o que se deseja que o fantasma faça em palco. Um foco de luz forte incide sobre essa pessoa. No fundo do palco há um vidro que faz um ângulo de 45º em relação à audiência. Esse vidro é iluminado por uma luz fraca pelo lado da frente. A audiência vê a imagem da pessoa como se estivesse em palco.
A imagem fantasma é produzida devido à escolha do ângulo de 45º. Nesta posição a luz não atravessa o vidro dando-se reflexão interna total (a luz é reflectida). Este ângulo é conhecido por ângulo crítico por essa razão.

Outras referências sobre os fantasmas de Pepper:

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------