10.26.2005

Biodiversidade




Biodiversidade
, um termo que aglutina as duas palavras da expressão diversidade biológica é sistematicamente incompreendido.

Quando se fala em biodiversidade, a maior parte das pessoas apenas pensa que a sua importância não sai da esfera do politicamente correcto ou da ética. A perda de biodiversidade é para o comum dos mortais condenável apenas porque estamos a matar animais e a destruir os seus habitats. A importância real da biodiversidade é desconhecida para a maioria das pessoas.

Na altura da implosão das torres de Tróia perguntava-me um amigo qual era afinal a importância de meia dúzia de morcegos e porque é que era importante gastar montes de dinheiro a construir um morcegário e a estudá-los. Foi com grande dificuldade que consegui convencê-lo da importância da pequena comunidade de morcegos num contexto global.

genomaA perda de biodiversidade tem várias consequências muito graves. As mais vísiveis são a não manutenção do equilíbrio ecológico e da estabilidade de habitats. O equilíbrio ecológico é fundamental para um ecossistema. Quando uma espécie desaparece ou vê reduzido drasticamente o número dos seus elementos geram-se desequilíbrios. Por exemplo se fizermos desaparecer as comunidades de sapos existentes numa zona húmida, irá dar-se uma proliferação anormal de insectos que pode ser muito prejudicial para os agricultores da zona. Ao extinguirmos os sapos, os insectos deixam de ter predadores e o seu número aumenta. Os desequilíbrios não naturais introduzidos em ecossistemas provocam normalmente o aparecimento de espécies dominantes, na maior parte das vezes com consequências funestas para o próprio ecossistema, por se tratar de mudanças bruscas e drásticas.

A estabilidade dos habitats é outro factor muito importante. Por exemplo a desmatação de áreas vastas de bosque ou floresta pode originar aluimentos de terras ou problemas de fixação de solos. Cada espécie tem funções bem definidas no habitat, as contribuições vão desde a purificação do ar e da água até defesas contra inundações, secas e outros desastres naturais.

Mas a perda de biodiversidade tem outras duas consequências bastante mais graves que as anteriores: A escassez/eliminação de recursos e a perda de diversidade genética.

A escassez de recursos é a consequência da perda de biodiversidade mais gravosa a nível económico. Ocorre quando a actividade humana esgota ou reduz de forma radical uma ou várias espécies. Por exemplo quando há pesca intensiva sem reposição do stock de peixes ou quando se abatem árvores a um ritmo superior que o de seu crescimento. Se se chega a uma situação de esgotamento, as empresas que antes beneficiavam destes recursos deixam de o poder fazer.

genomaA perda de diversidade genética é talvez a consequência mais importante. Por um lado é fazendo uso desta diversidade que se dá a Evolução (com maiúsculas, Evolução no sentido Darwiniano). Para evoluírem as espécies usam a "pool de genes" disponível. Se existir menos diversidade genética as possibilidades evolutivas estarão também mais limitadas. É como tentar construir uma casa de Lego: Se só tivermos peças de Lego de um tamanho e côr o resultado final é sempre mais pobre que se tivermos um vasto catálogo de peças diferentes à nossa disposição. Por outro lado é a diversidade genética que permite uma grande parte dos avanços em investigação clínica a nível mundial e que actua como barreira contra a maior parte dos microrganismos e bactérias. Assim, reduzir a biodiversidade genética deve ser visto como hipotecar o futuro da vida no planeta.


Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------