10.25.2005

Engenhos de Criação



Eric Drexler é um cientista doutorado no MIT que foi pioneiro na investigação em nanotecnologia. Em 1986 publicou "Engines of Creation", um livro visionário que antecipava a expansão e aplicações possíveis para a nanotecnologia. Drexler acertou em quase tudo!
Aquilo que na época parecia um livro de ficção científica tornou-se real no Séc. XXI. A obra é considerada como um dos mais influentes livros sobre tecnologia do séc.XX.

O livro, escrito numa linguagem acessível ao grande público, contém uma boa dose de ciência séria e inclui alguns capítulos com um enfase mais filosófico e hipotético. É o caso dos capítulos finais em que se disserta sobre as potenciais implicações éticas das nanociências, futuras aplicações na área da defesa e drásticas situações limite em que esta tecnologia escaparia ao controle humano. Apesar de algumas partes do livro já estarem desactualizadas, este continua a ser uma obra de referência introdutória às nanociências.
Em 1991, Drexler escreveu um livro muito mais técnico com base na sua tese de doutoramento - "Nanosystems: molecular machinery, manufacture and computation", não aconselhável para o grande público.

Durante algum tempo "Engines of Creation" circulou pela internet e nos populares programas peer-to-peer, mas agora já está abertamente disponível para download no site do
Foresight Nanotech Institute. Existe ainda uma versão para palm disponível no mesmo site.


Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------